Não achou o que procura... busque aqui através do Google!

Resultados da pesquisa

Postagem em destaque

TEMAS RECENTES DE REDAÇÃO

Separei neste post os temas de redação cobrados recentemente em diversos Concursos. Post atualizado em março de 2017. Os temas abaix...

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Como a CESPE cobra redação - Técnico Judiciário



E aí pessoal! 

Uma das maiores dificuldades do pessoal é como elaborar uma redação perfeita e atender aos critérios definidos pela Banca. A maior dúvida do pessoal é como a Banca irá efetuar a avaliação.

O post de hoje procura auxiliar aos candidatos de concursos que tenham a banca CESPE como escolhida e demonstrar como ela cobra nas suas redações para Técnico Judiciário. 

Para isso, o post é dividido em duas partes. Na primeira parte busquei o último Edital do TRE/RS, o tema abordado e o padrão de resposta que a CESPE se baseou para corrigir as provas.  Nesse concurso o foco foi um tema da atualidade.  

Já na segunda parte, último Edital do TRT 8ª Região, o tema abordado e o padrão de resposta que a CESPE se baseou para corrigir as provas. Nesse concurso, o foco foi um tema relacionado a conhecimentos específicos


Trecho de Edital que aborda os parâmetros da prova discursiva do TRE - RS : 

10.2 Para o cargo 1: Analista Judiciário – Área: Administrativa e para o cargo 6: Técnico Judiciário – Área: Administrativa, a prova escrita (P3) – discursiva valerá um total de 10,00 pontos e consistirá de redação, de até 30 linhas, acerca de um tema da atualidade.  


10.8.5.2) Para os cargos de Analista Judiciário – Área: Administrativa e de Técnico Judiciário – Área: Administrativa, a redação da prova escrita (P3) – discursiva valerá 10,00 pontos e será avaliada segundo os critérios a seguir: 
a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 10,00 pontos; 

b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como: ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular; 

c) será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato; 

d) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de linhas estabelecida no subitem 10.2 deste edital; 

e) será calculada, então, para cada candidato, a nota na prova escrita – discursiva (NP3) pela fórmula: NP3 = NC – NE / TL em que NE corresponde ao número de erros e TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato; 

f) será atribuída nota zero ao texto que obtiver NP3 < 0,00. 10.8.5.3 Será aprovado no concurso público o candidato que obtiver NP3 ≥ 6,00 pontos. 10.8.5.4 Será anulada a prova escrita do candidato que não devolver a(s) sua(s) folha(s) de texto definitivo. 

10.8.5.5 O candidato que não se enquadrar no subitem 10.8.5.3 ou que se enquadrar no subitem 10.8.5.4 deste edital não terá classificação alguma no concurso. 



PROVA ESCRITA — DISCURSIVA - TRE/RS - Técnico Judiciário

 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA ESCRITA — DISCURSIVA, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. 
• Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado. 
• Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. 
• Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 10,00 pontos, dos quais até 0,50 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado). 


Em um lixão de Gana, carcaças de computadores espalhadas em meio a todo o tipo de dejetos chamam a atenção por etiquetas que identificam sua procedência: delegacias, conselhos públicos e até universidades britânicas. O mesmo acontece em lixões da China, com produtos oriundos da Europa ou dos Estados Unidos da América (EUA). Já na América Central, um navio saído dos EUA passa por países pobres tentando encontrar um terreno que aceite o depósito do que dizem ser fertilizante, mas que na verdade são cinzas de produtos eletrônicos. Parte do material, rico em arsênio, chumbo e outras substâncias tóxicas, é jogado em uma praia do Haiti, outra parte atirada no oceano. Não tão distante, 353 toneladas de resíduos de televisores são trazidos dos EUA em contêineres ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina (carga devolvida à origem). O Globo, 24/8/2015, p. 21 (com adaptações). 


Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema. 

LIXO ELETRÔNICO: O PLANETA EM PERIGO 

Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos: 

< lixo eletrônico: a outra face do desenvolvimento; [valor: 3,50 pontos] 

< a globalização da rota do tráfico de resíduos eletrônicos; [valor: 3,00 pontos] 

< os lucros gerados pelos resíduos e a ação do crime organizado. [valor: 3,00 pontos]



PADRÃO DE RESPOSTA


Espera-se que, em relação ao primeiro tópico proposto (lixo eletrônico: a outra face do desenvolvimento), o candidato identifique nesses resíduos eletrônicos a outra e danosa face do desenvolvimento trazido pelo processo de transformação do sistema produtivo conhecido como Revolução Industrial. O certo é que, em muitos países, ainda não há legislação plenamente ativa para controlar o descarte de eletrônicos. No Brasil, verifica-se reiterada tentativa de burlar a legislação a respeito. Esse descarte, feito de modo inadequado, agride violentamente o meio ambiente. 

Quanto ao segundo aspecto (a globalização da rota do tráfico de resíduos eletrônicos), espera-se que o candidato aponte a relação existente entre a globalização da economia e a do tráfico desses resíduos. Em geral, como indicado no texto motivador, esse descarte criminoso é feito pelas economias mais desenvolvidas na direção de países periféricos e mais pobres. 

Relativamente ao terceiro ponto (os lucros gerados pelos resíduos e a ação do crime organizado), espera-se que o candidato lembre que, devido à falta de monitoramento e à fragilidade da fiscalização, essa atividade ilegal torna-se por demais atraente em termos financeiros, sem maiores riscos para quem dela se ocupa. É onde entra o crime organizado global, que tem se diversificado e investido em resíduos. O próprio texto motivador deixa transparecer que o descarte do lixo eletrônico, tal como visto nos exemplos citados, acaba sendo mais um ramo do crime organizado global, integrando a extensa teia que envolve lavagem de dinheiro, comércio de armas, tráfico humano, fraudes na área esportiva, avanço ilegal sobre a biodiversidade, entre tantos outros.


Bom, já vimos como a CESPE cobra quando o assunto é atualidade. Agora vamos ver quando a redação deverá abordar tema de conhecimentos específicos. 



Trecho de Edital que aborda os parâmetros da prova discursiva do TRE - MT : 

10.1 A prova discursiva valerá 40,00 pontos e consistirá, para os cargos de nível superior, de estudo de caso e, para os cargos de nível médio, de texto dissertativo, ambos de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos para cada cargo/área/especialidade.  

10.7.3 A prova discursiva avaliará o conteúdo – conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. O candidato deverá produzir, com base em temas formulados pela Banca Examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão. 
10.7.4 A prova discursiva será corrigida conforme os critérios a seguir: 
a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 40,00 pontos; 
b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como: ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular; 
c) será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato; 
d) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima estabelecida no caderno de provas; 
e) será calculada, então, para cada candidato, a nota na prova discursiva (NPD), como sendo NPD = NC − 2 × (NE/TL); 
f) se NPD < 0, então considerar-se-á NPD = 0. 
10.7.5 Nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, o candidato receberá nota na prova discursiva igual a zero. 
10.7.6 Será aprovado no concurso público o candidato que obtiver NPD ≥ 20,00 pontos. 
10.7.6.1 O candidato que não se enquadrar no subitem 10.7.6 deste edital não terá classificação alguma no concurso. 
10.7.7 Será anulada a prova discursiva do candidato que não devolver a sua folha de texto definitivo. 10.7.8 O candidato que se enquadrar no subitem 10.7.7 deste edital não terá classificação alguma no concurso. 


PROVA DISCURSIVA

Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. 
• Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado. • Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. 
• Nesta prova, ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 40,00 pontos, dos quais até 2,00 pontos serão atribuídos ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado). 

Considerando a integração da gestão da qualidade no cotidiano das organizações, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema. 
CICLO PDCA 

Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir. 

< Conceitue o ciclo PDCA. [valor: 10,00 pontos] 

< Cite e defina as quatro fases do ciclo PDCA. [valor: 15,00 pontos] 

< Apresente o detalhamento das etapas da primeira fase do ciclo PDCA. [valor: 13,00 pontos]


PADRÃO DE RESPOSTA DEFINITIVO 

CICLO PDCA 

O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão muito utilizada nas organizações para auxiliar o gestor no aperfeiçoamento dos processos e, por conseguinte, viabilizar a melhoria da gestão da qualidade. Essa ferramenta consiste em um modelo dinâmico e flexível, representada por um ciclo composto por quatro fases que se comunicam e se retroalimentam. Os processos do ciclo PDCA são planejados e recorrentes e não apresentam um fim pré-determinado. 

O ciclo PDCA, desenvolvido por Walter A. Shewhart e difundido por Willian Edwards Deming, objetiva simplificar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade nas organizações. Essa ferramenta pode ser utilizada em conjunto com outras ferramentas de controle da qualidade, a exemplo do diagrama de Pareto, do diagrama de Ishikawa e do uso de histogramas. 

FASES DO CICLO PDCA 

1ª fase do ciclo PDCA: plan — planejar/planejamento. Nessa fase, devem-se identificar os elementos causadores do problema, realizar o planejamento e definir os objetivos e as metas. As ações definidas nesta fase devem levar em consideração a missão/a visão/os valores da organização. A realização de um bom planejamento, nessa primeira fase do ciclo PDCA, é fundamental para subsidiar os processos das etapas seguintes. 

2ª fase do ciclo PDCA: do — executar/execução. Nessa fase, executa-se o que foi planejado, ou seja, coloca-se em prática o plano de ação elaborado na fase anterior (plan). Para tanto, é necessário que haja divulgação do plano de ação e treinamento das equipes. 

3ª fase do ciclo PDCA: check — verificar/checar. Nessa fase, para consolidar os objetivos, realiza-se uma análise comparativa entre o que foi planejado e o que foi realizado. A terceira fase é muito importante no ciclo PDCA, devido ao fato de, nessa etapa, serem efetuadas as análises críticas relativas às ações, de modo a verificar se, no processo de melhoria contínua, os objetivos estão sendo alcançados. 

4ª fase do ciclo PDCA: act — agir/atuar/ação. A quarta fase do ciclo PDCA está alinhada à melhoria dos processos e visa à correção das ações executadas para, enfim, padronizá-las. Ou seja, os procedimentos que não estiverem em conformidade com o plano de ação devem ser corrigidos e, se necessário, um novo plano de ação deverá ser traçado bem como o ciclo deverá reiniciado para dar continuidade ao processo de melhoria. 

DETALHAMENTO DAS ETAPAS DA FASE PLAN — PLANEJAR 

A primeira fase plan — planejar/planejamento — é muito importante no ciclo PDCA. Nessa fase, em que se inicia o ciclo e o desenvolvimento de todo o processo, devem ser cumpridas as seguintes etapas: 

1. Identificação do problema: realiza-se a identificação do problema todas as vezes que a organização se depara com um resultado indesejado; 
2. Análise do fenômeno: realiza-se a análise detalhada do problema detectado; 
3. Análise do processo: realiza-se a identificação das causas do problema detectado; 
4. Definição de metas e objetivos: determinam-se as metas e os objetivos a serem atingidos durante o processo de melhoria contínua; 
5. Elaboração do plano de ação: o plano de ação é o produto de todo o processo dessa primeira fase do ciclo PDCA e, nesse plano, deverão ser detalhadas todas as ações previstas para garantir o alcance dos objetivos. 

REFERÊNCIAS Edmarson Bacelar Mota Júnior. Isnard Marshall et al. Gestão da qualidade e processos. Editora FGV, 2012. Vicente Falconi Campos. Gerenciamento pelas diretrizes. Universidade Federal de Minas Gerais, 1996. Vicente Falconi Campos. TQC: controle da qualidade total. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992.



É isso aí pessoal, espero que o post tenha auxiliado a entender como é o posicionamento da CESPE frente às provas discursivas para técnico judiciário.






Conheça o perfil da prova de redação da FCC: 


Aprenda com aqueles que já tiraram boas notas em provas de redação da FCC:

Não deixe de ver nossas outras postagens sobre temas de REDAÇÃO

Curso de redação para concursos: Concurseiro Preparado


Gostou do nosso conteúdo? Então curta-nos no Face: 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...