Não achou o que procura... busque aqui através do Google!

Resultados da pesquisa

Postagem em destaque

TEMAS RECENTES DE REDAÇÃO

Separei neste post os temas de redação cobrados recentemente em diversos Concursos. Post atualizado em março de 2017. Os temas abaix...

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Modelos prova discursiva TRE - Analista Judiciário - área administrativa

FALA PESSOAL!!!! 

Este final de 2016 promete novos concursos de Tribunais. 

O TRE-SP saiu na frente e acaba de publicar o Edital. Pelo Edital, a prova discursiva para os cargos de AJAJ, AJAA, e TJAA deve seguir os padrões anteriores adotados pela FCC: 

"Na Prova Discursiva-Redação, o candidato deverá desenvolver um texto dissertativo a partir de uma única proposta, sobre tema atual e poderá versar sobre tema relacionado a área de atividade ou a especialidade do cargo."


Abaixo reuni um copilado de provas discursivas aplicadas nos últimos concursos de TRE's para o cargo de Analista Judiciário - Área Administrativa.




TRE/PI - 2016 -  Analista Judiciário - área administrativa- CESPE

PROVA DISCURSIVA • 

Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. 

• Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado. 
• Na Folha de Texto Definitivo, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.
 • Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 10,00 pontos, dos quais até 0,50 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado). 

Nas últimas décadas, a administração pública brasileira vem passando por algumas reformas, com vistas ao aprimoramento do serviço público prestado e à modernização da gestão. Entre essas reformas, destaca-se o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), implantado no ano de 1995, sob a supervisão do então Ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, como forma de aproximar a administração pública brasileira da chamada administração gerencial. 
A partir dessas informações, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.

< Discorra sobre os aspectos da administração pública e da prestação dos serviços públicos que culminaram na implantação do PDRAE. [valor: 2,50 pontos] 
< Aponte, no mínimo, três objetivos do PDRAE enquanto reforma de estado. [valor: 3,00 pontos] 
< Apresente, no mínimo, quatro características da administração pública gerencial. [valor: 4,00 pontos]


PADRÃO DE RESPOSTA APRESENTADO PELA BANCA

Aspectos da administração pública e da prestação dos serviços públicos que culminaram na implantação do PDRAE 

O Brasil vivia uma crise na forma burocrática de administrar. Os serviços públicos eram ineficientes, as características do nepotismo e do clientelismo ainda se faziam muito presentes, a implantação de mérito na seleção de servidores públicos encontravam resistência, a burocracia trazia um elevado apego às normas o que emperrava a celeridade de processos, praticamente não havia gestão de resultados. 


Segundo o texto introdutório do próprio PDRAE, a crise brasileira da década de 80 do século XX foi também uma crise do Estado. Em razão do modelo de desenvolvimento que governos anteriores adotaram, o Estado desviou-se de suas funções básicas para ampliar sua presença no setor produtivo, o que acarretou, além da gradual deterioração dos serviços públicos, a que incorre, em particular, sobre a parcela menos favorecida da população, o agravamento da crise fiscal e, por consequência, da inflação. Nesse sentido, a reforma do Estado passou a ser instrumento indispensável para consolidar a estabilização e assegurar o crescimento sustentado da economia. Somente assim será possível promover a correção das desigualdades sociais e regionais. 

“Com a finalidade de colaborar com esse amplo trabalho que a sociedade e o Governo estão fazendo para mudar o Brasil, determinei a elaboração do ‘Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado’, que define objetivos e estabelece diretrizes para a reforma da administração pública brasileira. 

Este ‘Plano Diretor’ procura criar condições para a reconstrução da administração pública em bases modernas e racionais. No passado, constituiu grande avanço a implementação de uma administração pública formal, baseada em princípios racional-burocráticos, os quais se contrapunham ao patrimonialismo, ao clientelismo, ao nepotismo, vícios estes que ainda persistem e que precisam ser extirpados. Mas o sistema introduzido, ao limitar-se a padrões hierárquicos rígidos e ao concentrar-se no controle dos processos e não dos resultados, revelou-se lento e ineficiente para a magnitude e a complexidade dos desafios que o País passou a enfrentar diante da globalização econômica. A situação agravou-se a partir do início desta década, como resultado de reformas administrativas apressadas, as quais desorganizaram centros decisórios importantes, afetaram a ‘memória administrativa’, a par de desmantelarem sistemas de produção de informações vitais para o processo decisório governamental.” 

Entre os objetivos, o candidato poderá citar: 

(1) promover o ajustamento fiscal duradouro; 
(2) implantar reformas econômicas orientadas para o mercado, que, acompanhadas de uma política industrial e tecnológica, garantam a concorrência interna e criem as condições para o enfrentamento da competição internacional; 
(3) reformar a previdência social; 
(4) inovar os instrumentos de política social, proporcionando maior abrangência e promovendo melhor qualidade para os serviços sociais; 
(5) reformar o aparelho do Estado, com vistas a aumentar sua “governança”, ou seja, sua capacidade de implementar de forma eficiente políticas públicas; 
(6) certificar a democracia por meio da prestação de serviços públicos voltados para o cidadão cliente e controlados pela sociedade; 
(7) aprimorar as decisões estratégicas do governo; 
(8) dotar o núcleo estratégico de capacidade gerencial para definir e supervisionar os contratos de gestão com as agências autônomas, responsáveis pelas atividades exclusivas de Estado, e com as organizações sociais; 
(9) modernizar a administração burocrática;
(10) limitar a ação do Estado àquelas funções que lhe são próprias, reservando, em princípio, os serviços não exclusivos para a propriedade pública não estatal; 
(11) transferir parcialmente da União para os estados as ações de caráter regional, de forma a permitir uma maior parceria entre os estados e a União. 

Características da administração pública gerencial 

O candidato deverá apontar características como as seguintes: 
1) administração pública pautada em administração profissional, autônoma e pautada em carreiras; 
2) disciplina no uso de recursos; 
3) instituição de indicadores de desempenho (claros e transparentes); 
4) competição entre unidades administrativas; 
5) ênfase (gestão) em resultados; 
6) adoção de práticas originadas do mercado privado; 
7) descentralização administrativa; 
8) flexibilidade organizacional; 
9) mérito em seleção e carreiras; 
10) abertura à transparência e ao controle social; 
11) desapego do excessivo padrão normativo. 

Poderá, ainda, apontar características do texto do próprio PDRAE: “É preciso, agora, dar um salto adiante, no sentido de uma administração pública que chamaria de “gerencial”, baseada em conceitos atuais de administração e eficiência, voltada para o controle dos resultados e descentralizada para poder chegar ao cidadão, que, numa sociedade democrática, é quem dá legitimidade às instituições e que, portanto, se torna “cliente privilegiado” dos serviços prestados pelo Estado”.



TRE - GO - 2015 - Analista Judiciário - área administrativa- CESPE

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. 
• Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado. 
• Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. 
• Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 10,00 pontos, dos quais até 0,50 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado). 

Motivação no trabalho sempre foi um assunto de grande importância na área da administração. De fato, diversas teorias foram propostas para explicar como se desenvolve a motivação humana no ambiente corporativo. Nesse sentido, uma das mais discutidas foi a teoria dos dois fatores, que deu origem a diversas variantes. 

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da teoria dos dois fatores. 
Em seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir: 
< indique o autor e as premissas básicas da citada teoria; [valor: 3,00 pontos] 
< descreva os elementos que caracterizam cada um dos fatores dessa teoria; [valor: 4,00 pontos] 
< apresente exemplos específicos de cada um desses fatores. [valor: 2,50 pontos]


PADRÃO DE RESPOSTA APRESENTADO PELA BANCA

Espera-se do candidato a elaboração de texto na linha do que se segue. 

A teoria dos dois fatores foi formulada e desenvolvida por Frederick Herzberg, com base em entrevistas feitas com duzentos engenheiros e contadores da indústria de Pittsburgh. Com essas entrevistas, Herzberg buscava identificar as consequências de determinados tipos de acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, visando determinar os fatores que os fizeram se sentir excepcionalmente felizes na situação de trabalho e os que os tornaram infelizes nessa mesma situação. 

Dois tipos de acontecimento ou fatores foram propostos com base nos dados colhidos das entrevistas: os fatores higiênicos e os motivacionais. Os fatores higiênicos são também chamados de fatores extrínsecos, pois estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições nas quais elas desempenham seu trabalho. Como essas condições são administradas e decididas pela empresa, os fatores higiênicos são: o salário; os benefícios sociais; o tipo de chefia a que estão subordinadas e(ou) a supervisão que as pessoas recebem de seus superiores; as condições físicas e ambientais de trabalho; as políticas e diretrizes da empresa; o clima de relações entre a empresa e as pessoas que nela trabalham; os regulamentos internos etc. De acordo com as pesquisas de Herzberg, quando os fatores higiênicos são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação e, quando a elevam, não conseguem sustentá-la elevada por muito tempo. Porém, quando os fatores higiênicos são péssimos ou precários, eles provocam a insatisfação dos empregados. 

Os fatores motivacionais são também conhecidos como fatores intrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o indivíduo executa. Assim, os fatores motivacionais estão sob controle do indivíduo, já que estão associados com aquilo que ele faz e desempenha. Os fatores motivacionais dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho e envolvem seus sentimentos de crescimento individual e de reconhecimento profissional, e suas necessidades de autorreavaliação. 

Os estudos de Herzberg levaram à conclusão de que os fatores que influem na produção de satisfação profissional são desligados e distintos dos fatores que levam à insatisfação profissional. Assim, os fatores que causam satisfação estão relacionados à própria tarefa, às relações com o que o trabalhador faz, ao reconhecimento que ele recebe pela realização da tarefa, à natureza da tarefa, à responsabilidade, à promoção profissional e à capacidade de melhor executá-la. Por outro lado, constatou-se que os fatores causadores de insatisfação são fatores ambientais, isto é, externos à tarefa, tais como o tipo de supervisão recebida no serviço, a natureza das relações interpessoais, as condições do ambiente onde o trabalho é executado e, finalmente, o próprio salário pago ao trabalhador.




TRE - SE - 2015 - Analista Judiciário - área administrativa - FCC

Em uma sociedade em que o sucesso ou o fracasso do indivíduo em acirrada competição configura-se como seu supremo objetivo, o exercício de seus deveres e responsabilidades como cidadão é considerado como perda de tempo e energia. 

II 
Para o pensador Richard Sennett, passamos a viver numa sociedade ensimesmada, voltada para dentro de si mesma, guiada pelo código do narcisismo. Nessa sociedade, o mundo público só despertaria a nossa atenção se pudesse oferecer alguma gratificação pessoal. Como isso não é possível, então ele se torna desagradável e tedioso. Por essa razão, na tentativa de descobrir aquilo que uma pessoa ou acontecimento significa para o "eu", passa-se a dar muito mais importância à vida particular do que à vida pública. Esse comportamento, transposto para o campo político, faz com que o eleitor esteja muito mais interessado na vida privada do político do que na sua ideologia, seus programas e suas propostas de governo. Esse é o resultado do que Sennett chama de superposição do imaginário privado ao imaginário público. 

III 
A vida política não depende somente das instituições, mas também pode residir na indignação e na discordância dos cidadãos. 

(Adaptado de: NASCIMENTO, Luiz Miguel do. Disponível em:http://www.pucsp.br/margem/pdf/m15lmn.pdf)

Considerando o que se afirma em I, II e III, redija um texto dissertativo-argumentativo justificando amplamente seu ponto de vista. 


TRE - AP - 2015 - Analista Judiciário - área administrativa - FCC


Atente para os textos seguintes: 

Texto I 

Poucas áreas do conhecimento humano tiveram nas últimas décadas desenvolvimento tão extraordinário como a Medicina. A pergunta que se pode fazer é em que medida esse avanço tem resultado na melhoria efetiva da qualidade de vida das pessoas. Se de fato algumas das conquistas médicas representaram aumento da longevidade humana, muitas vezes não consideraram o bem-estar com que os anos a mais de vida seriam vividos. Outro aspecto condenável é a exagerada especialização e a concentração em certas áreas em detrimento de áreas mais importantes para a saúde de todos, mas menos rentáveis. 

Texto II 

A Medicina trouxe nos últimos anos benefícios ao conjunto da humanidade que não podem ser negados ou mesmo relativizados. Vivemos hoje mais e melhor do que no passado, e a tendência, considerando-se os avanços de todas as áreas médicas, é a melhoria gradativa e ininterrupta da saúde e do bem-estar de todos. A especialização, muitas vezes criticada, é o que tem permitido a dedicação integral do médico a um ramo passível de ser integralmente conhecido e desenvolvido. 

A partir da consideração dessas duas posições divergentes, redija um texto dissertativo-argumentativo discutindo-as e posicionando-se em relação à questão de que tratam. 


TRE - PB - 2015 - Analista Judiciário - área administrativa - FCC

O capital é um processo de reprodução da vida social por meio da reprodução de mercadorias, em que todas as pessoas do mundo capitalista avançado estão profundamente implicadas. O processo mascara e fetichiza, alcança crescimento mediante a destruição criativa, cria novos desejos e necessidades, transforma espaços e acelera o ritmo da vida. Ele gera problemas para os quais há apenas um número limitado de soluções. (HARVEY, David. Condição Pós-moderna. São Paulo, Loyola, 2007, p. 307.) Com base no que se afirma acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo justificando amplamente seu ponto de vista.  


TRE - MA - 2015 - Analista Judiciário - área administrativa - IESES

Tema para Redação 

As organizações realizam um amplo conjunto de tarefas, que com o tempo, tem se tornado cada vez mais sofisticadas. Neste contexto, a especialização do trabalho, com a consequente divisão e padronização de tarefas, parece ser a única saída para realiza-las de forma eficiente. Só assim parece possível alcançar a necessária profundidade em cada um dos campos específicos do conhecimento. Contudo, não raro esse aprofundamento em determinada área acarreta num total desconhecimento das demais áreas. Em outras palavras, trilhar este caminho traz um perigo real, que é o de se produzir especialistas sem a necessária visão sistêmica. 

Considerando-se o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: O campo de visão do especialista. 


TRE - MG - 2013 - Analista Judiciário - área administrativa - CONSULPLAN

Accountability: já podemos traduzi-la para o português? 

Vinte anos se passaram desde que Anna Maria Campos expôs sua angústia sobre a ausência do conceito e, consequentemente, de uma palavra que, no dicionário da língua portuguesa, traduzisse com perfeição o significado de accountability. Na oportunidade, a estudiosa indicou que a possibilidade de tornar a administração pública brasileira accountable estava diretamente relacionada às chances das seguintes ocorrências, as quais, como podem ser verificadas, guardam certa interdependência e estão diretamente relacionadas à democracia: a) organização dos cidadãos para exercer o controle político do governo; b) descentralização e transparência do aparato governamental; e c) substituição de valores tradicionais por valores sociais emergentes (Campos, 1990:48). [...] 
Claro está, portanto, que [...] não existe um termo único em português que defina a palavra accountability, havendo que trabalhar com uma forma composta. Buscando uma síntese, accountability encerra a responsabilidade, a obrigação e a responsabilização de quem ocupa um cargo em prestar contas segundo os parâmetros da lei, estando envolvida a possibilidade de ônus, o que seria a pena para o não cumprimento dessa diretiva. 
(Fonte: retirado de PINHO, José Antônio Gomes de; SACRAMENTO, Ana Rita Silva. Accountability: já podemos traduzi-la para o português? Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 43, nº 6, Dec. 2009.) 

No Brasil temos alguns marcos legais que vão ao encontro do conceito de accountability. Como principais podemos citar a Constituição Federal de 1988, a Reforma do Aparelho do Estado de 1995 e mais recentemente a Lei de Responsabilidade Fiscal. 
Diante desses marcos importantes na história democrática brasileira, elabore um texto dissertativo relacionando os mecanismos de controle da accountability à moderna administração pública. 

TRE - PR - 2012 - Analista Judiciário - área administrativa - FCC

DISCURSIVA − REDAÇÃO 
Instruções: Conforme Edital deste Concurso, item 6 do Capítulo IX. Da Prova Discursiva − Redação, será atribuída nota ZERO, dentre outros itens, à redação que: − apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato; − apresentar letra ilegível e/ou incompreensível. 
Na Prova Discursiva − Redação deverão ser rigorosamente observados os limites mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos à Redação. 

Num episódio de Esaú e Jacó, Batista recebe a notícia de que os liberais haviam assumido o poder no lugar dos conservadores, quando ele tinha esperança de assumir a presidência de uma província. Sua mulher, D. Cláudia, não hesita em sugerir-lhe a troca de partido, argumentando: “Você estava com eles, como a gente está num baile, onde não é preciso ter as mesmas ideias para dançar a mesma quadrilha.” (Machado de Assis, Esaú e Jacó. Rio de Janeiro: Garnier, 1988, p.103) 
A disciplina não há de entender-se como obediência cega aos ditames dos órgãos partidários, mas respeito e acatamento do programa e objetivos do partido, às regras de seu estatuto, cumprimento de seus deveres e probidade no exercício de mandatos ou funções partidárias, e, num partido de estrutura interna democrática, por certo que a disciplina compreende a aceitação das decisões discutidas e tomadas pela maioria de seus filiados-militantes. 
(José Afonso da Silva, Curso de direito constitucional positivo, S.Paulo: Malheiros, 2000, p.409, cit. em www.institutoideias.org.br/pt/projeto/sistema_partidario.pdf) 

Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Os partidos políticos e a fidelidade partidária 


TRE - CE - 2012 - Analista Judiciário - área administrativa - FCC

Escolha UMA (apenas uma) das seguintes propostas para a sua redação e identifique na Folha de Redação o número da proposta escolhida. 

PROPOSTA 1 

Os protestos e manifestações realizados em diversos países pelo que ficou conhecido como The Occupy movement (Movimento de ocupação), trazendo como principal slogan “Nós somos os 99%”, têm se voltado contra as crescentes desigualdades econômicas e sociais. O principal executivo de um dos maiores bancos do mundo, com sede na Grã-Bretanha, pode ilustrar à perfeição o 1% restante e os gritantes contrastes entre os ganhos dos dois grupos. Segundo o jornal The Guardian, o salário para essa função aumentou quase 5.000% em trinta anos, ao passo que a média salarial no país cresceu apenas três vezes no mesmo período. 

Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: As desigualdades econômicas e os movimentos sociais 

PROPOSTA 2 

UE, ANSA, ALADI, CAO, MERCOSUL*... 
Essas e outras siglas passaram, nas últimas décadas, a dividir espaço na mídia com os nomes dos países mais conhecidos que participam desses agrupamentos voltados à integração econômica e, eventualmente, social e política. Se o sucesso da União Europeia, o bloco de história mais antiga, foi provavelmente um dos fatores fundamentais para a disseminação dessa ideia, a atual crise do bloco europeu e da zona do Euro pode ter o efeito contrário. Para uns, a única solução é o retorno ao isolamento; outros asseguram que ela só virá com uma integração ainda maior e mais estreita. É desse debate que depende, entre outras coisas, o futuro de uma utopia: a abolição de todas as fronteiras. * UE − União Europeia; ANSA − Associação de Nações do Sudeste Asiático; ALADI − Associação Latino-Americana de Integração; CAO − Comunidade da África Oriental; MERCOSUL − Mercado Comum do Sul. 

Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: A integração econômica e política entre os países 


TRE - ES - 2011 - Analista Judiciário - área administrativa - CESPE

Em 1995, surgiu nova oportunidade para a reforma do Estado brasileiro, em geral, e do aparelho do Estado e do seu pessoal, em particular. Essa reforma teve como objetivos, a curto prazo, facilitar o ajuste fiscal, particularmente nos estados e municípios, onde existia claro problema de excesso de quadros, e, a médio prazo, tornar mais eficiente e moderna a administração pública, cujo foco deveria passar a ser o atendimento dos cidadãos. A modernização ou o aumento da eficiência da administração pública deveria ser o resultado, a médio prazo, de complexo projeto de reforma, por meio do qual se buscou, a um só tempo, fortalecer a administração pública direta, ou o núcleo estratégico do Estado, e descentralizar a administração pública, com a implantação de agências autônomas e de organizações sociais controladas por contratos de gestão. Em outras palavras, a proposta foi de, ao mesmo tempo, fortalecer a competência administrativa do Estado e a autonomia das agências e das organizações sociais. O elo entre os dois sistemas seria, então, o contrato de gestão, que o núcleo estratégico deveria aprender a definir e controlar, e as agências e organizações sociais, a executar. 
Luiz Carlos Bresser Pereira. Da administração pública burocrática à gerencial. In: Revista do Serviço Público, vol. 47, n.º. 1 (com adaptações). 

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema. 
O IMPACTO DA REFORMA DO ESTADO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA 

Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: 
< propriedade estatal e patrimônio público; 
< modelos de gestão mais adequados à nova realidade administrativa; 
< eficácia das mudanças implementadas.


TRE - AP - 2011 - Analista Judiciário - área administrativa - FCC

Discorra sobre o ciclo orçamentário da União no Brasil, evidenciando a ligação entre o planejamento e o orçamento e os órgãos responsáveis pelo encaminhamento da proposta de lei orçamentária anual, pela sua aprovação e sanção, bem como pela sua execução, controle e avaliação. 


TRE - PE - 2011 - Analista Judiciário - área administrativa - FCC

Leia os textos abaixo. 

A ONU Mulheres é a nova liderança global em prol das mulheres. A sua criação, em 2010, proporciona a oportunidade histórica de um rápido progresso para as mulheres e as sociedades. A ONU Mulheres trabalha com as premissas fundamentais de que as mulheres têm o direito a uma vida livre de discriminação, violência e pobreza, e de que a igualdade de gênero é um requisito central para se alcançar o desenvolvimento.
(http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/onu-mulheres, com adaptações) 

No Brasil, as mulheres representam mais da metade (52,6%) da População Economicamente Ativa (PEA). Entretanto, ocupam principalmente a base da pirâmide ocupacional, em cargos de menor qualificação e remuneração. Não bastasse isso, o rendimento médio das mulheres corresponde a apenas 65,6% do rendimento dos homens (PNAD 2006/IBGE). É nesse contexto que o Governo Federal assume a iniciativa de implementar o Programa Pró-Equidade de Gênero, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).
 (http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/programa_proequidade.pdf) 

Considere as informações acima para desenvolver um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: "A igualdade de gênero e a contribuição da mulher para o desenvolvimento das sociedades" 



TRE - MT - 2015 - Analista Judiciário - área administrativa- CESPE

Não consegui a proposta de prova discursiva apresentada pela Banca. Se conseguir, atualizarei o post oportunamente.

PADRÃO DE RESPOSTA APRESENTADO PELA BANCA

Para auxiliar no processo administrativo, a administração geral dispõe de funções específicas que se classificam em planejamento, organização, direção e controle. 
• O planejamento define o que a organização pretende fazer no futuro e como deve fazê-lo. • A organização visa estabelecer os meios e os recursos necessários para possibilitar a execução do planejamento e reflete como a organização executa os planos. 
• A direção coloca em funcionamento o que foi planejado e organizado (é a função que envolve o uso da influência para ativar e motivar as pessoas para que os objetivos organizacionais sejam alcançados). 
• O controle representa o acompanhamento, a monitoração e a verificação de como as coisas estão acontecendo em função do que foi planejado, organizado e dirigido. As habilidades do administrador estão relacionadas a três tipos de habilidade. 
• Habilidades técnicas: envolvem o uso do conhecimento especializado e a facilidade na execução das tarefas. 
• Habilidades humanas: estão relacionadas com o trabalho com as pessoas e referem-se às facilidades de relacionamento grupal e intergrupal. 
• Habilidades conceituais: envolvem a visão da organização ou da unidade e a facilidade em trabalhar com conceitos, teorias modelos e abstrações. A administração visa ao alcance dos objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz. O administrador precisa saber utilizar os recursos organizacionais para alcançar a satisfação dos empregados e do cliente final.



TRE - RS - 2015 - Analista Judiciário - área administrativa- CESPE

Não consegui a proposta de prova discursiva apresentada pela Banca. Se conseguir, atualizarei o post oportunamente.


PADRÃO DE RESPOSTA APRESENTADO PELA BANCA

Espera-se que, ao abordar o primeiro item proposto (fatores que levam milhares de pessoas a enfrentar a perigosa travessia do Mediterrâneo), o candidato enfatize, no mínimo, dois aspectos determinantes para as atuais levas de milhares de imigrantes que buscam, na Europa, as condições elementares de uma vida razoavelmente digna que não mais encontram em seus países de origem. 
De um lado, a fome e a miséria, quadro que tão bem representa a situação vivida, em larga medida, por habitantes da África subsaariana. De outro, a ação truculenta de governos despóticos e corruptos, além da multiplicação de guerras civis, às vezes, ensejando autênticos genocídios. Especificamente em relação ao Oriente Médio, destaca-se a caótica realidade experimentada pela Síria, na qual se associam um governo ditatorial, rivalidades religiosas levadas ao extremo e a ação implacável do terrorismo. 
Em relação ao segundo tópico (o dilema moral vivido pela Europa entre receber ou rejeitar os imigrantes), espera-se que o candidato se reporte ao intenso debate travado no âmbito da União Europeia, quando alguns membros compreenderam a imperiosa necessidade de se encontrarem meios para a recepção de certo número de imigrantes, como é o caso, por exemplo, da Alemanha, enquanto outros, particularmente na Europa do Leste, ofereciam resistência explícita ao acolhimento desses imigrantes. 
Por fim, quanto ao terceiro ponto (o papel da opinião pública internacional na sociedade contemporânea), espera-se que o candidato lembre ser este um elemento definidor da contemporaneidade: milhares de pessoas saem às ruas e se manifestam, por todos os meios, em face de determinados acontecimentos, como atos terroristas e o desespero desses milhares de imigrantes. Esse fenômeno de participação cidadã tem forçado os governos a tomarem certas atitudes que, muitas vezes, não se situavam em seu campo de alternativas. 



Continue estudando... conheça o perfil da prova de redação da FCC: 


Aprenda com aqueles que já tiraram boas notas em provas de redação da FCC:

Não deixe de ver nossas outras postagens sobre temas de REDAÇÃO

Curso de redação para concursos: Concurseiro Preparado


Gostou do nosso conteúdo? Então curta-nos no Face: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...