Não achou o que procura... busque aqui através do Google!

Resultados da pesquisa

Postagem em destaque

TEMAS RECENTES DE REDAÇÃO

Separei neste post os temas de redação cobrados recentemente em diversos Concursos. Post atualizado em março de 2017. Os temas abaix...

terça-feira, 24 de novembro de 2015

ESTRATÉGIA DE ESTUDO PARA O TRT 23

E aí pessoal!!!!



No post de hoje vou compartilhar com vocês uma estratégia de estudo que utilizei para o TRT 3ª Região e para o TRT 4ª Região e que deu muito certo para mim, pois fui aprovado para o cargo de Analista Judiciário no TRT 4ª Região.


Bom, já sou técnico judiciário há quase uma década e estava acomodado. Porém, resolvi sair da zona de conforto e entre março e abril comecei a organizar meu material de estudo e a tentar criar uma rotina de estudos almejando a aprovação para o cargo de analista judiciário. 


Fixei metas, programei um calendário e o cumpri rigorosamente. Abdiquei de festas, fins de semana e não desperdicei um momento sequer em tempo ocioso.

Foram menos de seis meses divididos entre trabalhar, estudar e dormir até alcançar o meu objetivo: a aprovação.


Com o retorno aos estudos resolvi criar o blog, como uma espécie de arquivo online de todo material interessante que já tinha e também como motivação para continuar os estudos e não perder o foco, pois para postar material de qualidade era preciso estudar. 

Contudo, mal eu havia começado a minha preparação e separado o material que o Edital do TRT 3ª Região foi publicado.

Tendo em vista que a prova seria em dois meses, resolvi separar cada matéria do edital em blocos, a fim de poder abarcar toda a matéria prevista. 

De segunda a sexta estudava uma matéria por dia, de 4 a 5 horas, pois tinha que conciliar com o trabalho.

Sábado e domingo estudava das 8h às 12h e das 13h às 20h, com intervalos e pausas. Quando me sentia bem continuava até às 23h.

Decidi que entre 4 a 5 semanas abordaria todos os conteúdos previstos no Edital. Assim, separava cada matéria em blocos, estudava o conteúdo e ao final de cada estudo fazia muitas questões da FCC, a fim de fixar matéria. 

Para o TRT 4ª Região, procedi do mesmo modo.... porém, como já tinha visto todo o conteúdo para o TRT3, pude aprofundar os estudos e otimizar alguns procedimentos. 

Uma das coisas que me auxiliou bastante foi passar a anotar em um caderno resumos de pontos que tinha dificuldade e anotar as respostas das questões que eu errava. Ajudava muito quando surgia uma dúvida e também para melhor fixação de cada matéria.

E outro ponto acertado foi de realizar todas as questões que apareciam... independente do cargo (Juiz, Procurador, Auditor...), pois ajudou no aprofundamento de cada conteúdo estudado.

Bom, considerando que para o concurso do TRT 23, vocês disponibilizarão de quase 3 meses para estudar, separei todo o conteúdo previsto no Edital do mesmo modo que fiz para o TRT 3 e para o TRT 4. 

Seguindo o cronograma abaixo é possível revisar todo o edital até a data da prova e fazer muitos exercícios de fixação. 

Bons estudos!

SEGUNDA FEIRA

DIREITO CONSTITUCIONAL: 

1ª SEMANA
1 Constituição: princípios fundamentais. 2 Da aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais; vigência e eficácia das normas constitucionais. 3 Controle de constitucionalidade: sistemas difuso e concentrado; ação direta de inconstitucionalidade; ação declaratória de constitucionalidade e arguição de descumprimento de preceito fundamental. 

2ª SEMANA
4 Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos; dos direitos sociais; da nacionalidade; dos direitos políticos; dos partidos políticos. 

3ª SEMANA
5 Da organização político-administrativa: das competências da União, Estados e Municípios. 6 Da Administração Pública. 

4ª SEMANA
7 Da organização dos Poderes. 8 Do Poder Executivo: das atribuições e responsabilidades do Presidente da República. 9 Do Poder Legislativo: da fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 

5ª SEMANA
10 Do Poder Judiciário: disposições gerais; do Supremo Tribunal Federal; do Conselho Nacional de Justiça: Organização e Competência; do Superior Tribunal de Justiça; dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais; do Conselho Superior da Justiça do Trabalho: Organização e Competência; dos Tribunais e Juízes do Trabalho. 11 Das funções essenciais à Justiça: do Ministério Público; da Advocacia Pública; da Advocacia e da Defensoria Pública.


TERÇA-FEIRA

DIREITO ADMINISTRATIVO: 

1ª SEMANA
1 Administração pública: princípios básicos. 2 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 3 Serviços Públicos: conceito e princípios; delegação: concessão, permissão e autorização. 

2ª SEMANA
4 Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulação, revogação e convalidação; discricionariedade e vinculação. 5 Organização administrativa: administração direta e indireta; centralizada e descentralizada; autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 6 Órgãos públicos: conceito, natureza e classificação. 

3ª SEMANA
7 Servidores públicos: cargo, emprego e função públicos. 8 Lei nº 8.112/1990 (Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais).

4ª SEMANA 
9 Lei nº 9.784/1999 (Processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal). 10 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado.
11 Lei nº 8.429/1992 (Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências).

5ª SEMANA
 12 Lei nº 8.666/1993 (Licitações e Contratos administrativos). 

6ª SEMANA 
Lei nº 10.520/2002 (Pregão). Contrato administrativo: características. Formalização e fiscalização do contrato. Aspectos orçamentários e financeiros da execução do contrato. Sanção administrativa. Equilíbrio econômico-financeiro. Garantia contratual. Alteração do objeto. Prorrogação do prazo de vigência e de execução.  


QUARTA-FEIRA

DIREITO PROCESSUAL CIVIL:

1ª SEMANA
1 Da jurisdição e da ação: conceito, natureza e características; das condições da ação. 2 Das partes e procuradores: da capacidade processual e postulatória; dos deveres e da substituição das partes e procuradores. 3 Do litisconsórcio e da assistência. 4 Da intervenção de terceiros: oposição, nomeação à autoria, denunciação à lide e chamamento ao processo. 5 Do Ministério Público. 6 Da competência: em razão do valor e da matéria; competência funcional e territorial; modificações de competência e declaração de incompetência. 

2ª SEMANA
7 Do Juiz. 8 Dos atos processuais: da forma dos atos; dos prazos; da comunicação dos atos; das nulidades. 9 Da formação, suspensão e extinção do processo. 10 Do processo e do procedimento; dos procedimentos ordinário e sumário. 11 Do procedimento ordinário: da petição inicial: requisitos, pedido e indeferimento. 12 Da resposta do réu: contestação, exceções e reconvenção. 13 Da revelia. 

3ª SEMANA
14 Do julgamento conforme o estado do processo. 15 Das provas: ônus da prova; depoimento pessoal; confissão; provas documental e testemunhal. 16 Da audiência: da conciliação e da instrução e julgamento. 17 Da sentença e da coisa julgada. 18 Da liquidação e do cumprimento da sentença. 

4ª SEMANA
19 Da ação rescisória. 20 Dos recursos: das disposições gerais. 21 Do processo de execução: da execução em geral; das diversas espécies de execução: execução para entrega de coisa, execução das obrigações de fazer e de não fazer. 22 Dos embargos do devedor. 23 Da execução por quantia certa contra devedor solvente. 24 Da remição. 25 Da suspensão e da extinção do processo de execução. 

5ª SEMANA
26 Do processo cautelar; das medidas cautelares: das disposições gerais; dos procedimentos cautelares específicos: arresto, sequestro, busca e apreensão, exibição e produção antecipada de provas. 27 Dos procedimentos especiais: ação de consignação em pagamento; embargos de terceiro; ação monitória. 28 Lei nº 11.419/2006 (Informatização do Processo Judicial). 

QUINTA-FEIRA 

LÍNGUA PORTUGUESA: 

1ª SEMANA
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. 

2ª SEMANA
Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 

3ª SEMANA
Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. 

4ª SEMANA
Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. 

5ª SEMANA
Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.  

SEXTA-FEIRA

DIREITO CIVIL: 

1ª SEMANA
1 Lei. 2 Eficácia da lei. 3 Aplicação da lei no tempo e no espaço. 4 Interpretação da lei. 5 Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. 

2ª SEMANA
6 Das Pessoas Naturais: Da Personalidade e Da Capacidade. Dos Direitos da Personalidade. 7 Das pessoas jurídicas. 8 Domicílio Civil. 9 Bens. 

3ª SEMANA
10 Dos Fatos Jurídicos: Dos negócios jurídicos; Dos atos jurídicos lícitos. Dos Atos Ilícitos. 11 Prescrição e decadência.

4ª SEMANA
12. Do Direito das Obrigações. 

5ª SEMANA
13 Dos Contratos: Das Disposições Gerais; Da Compra e Venda; Da Prestação de Serviço; Do Mandato; Da Transação. 14 Empreitada (Título VI, Capítulo VIII do CC). 15 Da Responsabilidade Civil. 16 Do Penhor, Da Hipoteca e Da Anticrese. 

SÁBADOS - 1º TURNO
(Eu dividia em dois turnos)

DIREITO DO TRABALHO: 

1ª SEMANA
1 Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. 2 Dos direitos constitucionais dos trabalhadores (art. 7.º da CF/88). 3 Da relação de trabalho e da relação de emprego: requisitos e distinção; relações de trabalho lato sensu: trabalho autônomo, trabalho eventual, trabalho temporário, trabalho terceirizado e trabalho avulso. 4 Dos sujeitos do contrato de trabalho stricto sensu: do empregado e do empregador: conceito e caracterização; dos poderes do empregador no contrato de trabalho. Trabalhador doméstico: conceituação, direitos e legislação. Lei Complementar nº 150, de 1º de junho de 2015 (Lei do trabalhador doméstico). 5 Do grupo econômico; da sucessão de empregadores; da responsabilidade subsidiária; da responsabilidade solidária. 

2ª SEMANA
6 Do contrato individual de trabalho: conceito, classificação e características. 7 Da alteração do contrato de trabalho: alteração unilateral e bilateral; o jus variandi. 8 Da suspensão e interrupção do contrato de trabalho: caracterização e distinção. 9 Da rescisão do contrato de trabalho: das justas causas; da despedida indireta; da dispensa arbitrária; da culpa recíproca; da indenização. 10 Do aviso prévio. 11 Da estabilidade e garantias provisórias de emprego: das formas de estabilidade; da despedida e da reintegração de empregado estável. 

3ª SEMANA
12 Da duração do trabalho; da jornada de trabalho; dos períodos de descanso; do intervalo para repouso e alimentação; do descanso semanal remunerado; do trabalho noturno e do trabalho extraordinário; do sistema de compensação de horas. 13 Do salário-mínimo: irredutibilidade e garantia. 14 Das férias: do direito a férias e da sua duração; da concessão e da época das férias; da remuneração e do abono de férias. 15 Do salário e da remuneração: conceito e distinções; composição do salário; modalidades de salário; formas e meios de pagamento do salário; 13º salário. 16 Da equiparação salarial; do princípio da igualdade de salário; do desvio de função. 

4ª SEMANA
17 Do FGTS. 18 Da prescrição e decadência. 19 Da segurança e medicina no trabalho: da CIPA; das atividades insalubres ou perigosas. 20 Da proteção ao trabalho do menor. 21 Da proteção ao trabalho da mulher; da estabilidade da gestante; da licença maternidade. 

5ª SEMANA
22 Do direito coletivo do trabalho: da liberdade sindical (Convenção nº 87 da OIT); da organização sindical: conceito de categoria; categoria diferenciada; das convenções e acordos coletivos de trabalho. 23 Do direito de greve; dos serviços essenciais. 24 Das comissões de Conciliação Prévia. 25 Da renúncia e transação. 

SÁBADOS - 2º TURNO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO: 

1ª SEMANA: 
1 Da Justiça do Trabalho: organização e competência. 2 Das Varas do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho: jurisdição e competência. 3 Dos serviços auxiliares da Justiça do Trabalho: das secretarias das Varas do Trabalho; dos distribuidores; dos oficiais de justiça e oficiais de justiça avaliadores. 4 Do Ministério Público do Trabalho: organização. 5 Do processo judiciário do trabalho: princípios gerais do processo trabalhista (aplicação subsidiária do CPC). 

2ª SEMANA
6 Dos atos, termos e prazos processuais. 7 Da distribuição. 8 Das custas e emolumentos. 9 Das partes e procuradores; do jus postulandi; da substituição e representação processuais; da assistência judiciária; dos honorários de advogado. 10 Das nulidades. 11 Das exceções. 12 Das audiências: de conciliação, de instrução e de julgamento; da notificação das partes; do arquivamento do processo; da revelia e confissão. 

3ª SEMANA
13 Das provas. 14 Dos dissídios individuais: da forma de reclamação e notificação; da reclamação escrita e verbal; da legitimidade para ajuizar. 15 Do procedimento ordinário e sumaríssimo. 16 Dos procedimentos especiais: inquérito para apuração de falta grave, ação rescisória e mandado de segurança. 17 Da sentença e da coisa julgada; da liquidação da sentença: por cálculo, por artigos e por arbitramento. 

4ª SEMANA
18 Dos dissídios coletivos: extensão, cumprimento e revisão da sentença normativa. 19 Da execução: execução provisória; execução por prestações sucessivas; execução contra a fazenda pública; execução contra a massa falida. 20 Da citação; do depósito da condenação e da nomeação de bens; do mandado e penhora; dos bens penhoráveis e impenhoráveis; da impenhorabilidade do bem de família (Lei nº 8.009/1990). 21 Dos embargos à execução; da impugnação à sentença; dos embargos de terceiros. 22 Da praça e leilão; da arrematação; da remição; das custas na execução. 

5ª SEMANA
23 Dos recursos no processo do trabalho. 24 Processo Judicial Eletrônico: Resolução Administrativa nº 243/2014.


DOMINGOS

NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE: 
Ato Conjunto CSJT.TST.GP nº 24/2014 (Institui a Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho – PNRS-JT). Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho, 2ª edição, 2014. Resolução CNJ nº 201/2015 (dispõe sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável – PLS-PJ). Artigo 3º da Lei nº 8.666/1993. Decreto nº 7.746/2012 (regulamenta o art. 3º da Lei 8.666/93). Lei nº 12.305/2010 (institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos). 


REGIMENTO INTERNO DO TRT DA 23ª REGIÃO: Regimento Interno do TRT da 23ª Região atualizado e disponível no site: http://portal.trt23.jus.br/ecmdemo/public/trt23/Institucional/regimentoInterno  


REDAÇÃO - uma redação por semana. Normalmente eu fazia aos domingos à noite.

Aliás, segue sugestão de curso para correção redação:



Após cada conteúdo estudado é fundamental fazer muitos exercícios.


Ao final das 5 semanas: faça simulados, provas anteriores, questões que você errou e novos exercícios.

Separe as duas últimas semanas antes da prova para ler seus resumos, suas anotações e revisar a lei seca. Às vezes a simples releitura de um artigo pode salvar uma questão fácil.... e isso pode ser a diferença para a sua aprovação.



GOSTOU DO CONTEÚDO? CURTA-NOS NO FACE:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...