Não achou o que procura... busque aqui através do Google!

Resultados da pesquisa

Postagem em destaque

TEMAS RECENTES DE REDAÇÃO

Separei neste post os temas de redação cobrados recentemente em diversos Concursos. Post atualizado em março de 2017. Os temas abaix...

terça-feira, 10 de maio de 2016

DISCURSIVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - TRT9




FALA PESSOAL,



diferentemente de outros concursos recentes, a prova do TRT da 9ª Região contemplará em sua prova discursiva uma redação sobre CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 



Porém, o essencial para esse tipo de redação é treinar. 

Então separei alguns temas de provas discursivas para Juiz do Trabalho Substituto, sendo que algumas questões foram elaboradas pela FCC. 

Um bom parâmetro para treino é montar suas fichas resumo para auxiliar nos estudos. 

Lembrando que para a prova o mínimo exigido é 20 linhas e o máximo 30 linhas.



Juiz Substituto TRT4 - 2012

Dissertação 
Admitida em janeiro de 2005 e imotivadamente despedida em outubro de 2009, ex-empregada ajuíza, em agosto de 2012, ação trabalhista contra sua ex-empregadora, pleiteando o pagamento de indenização por danos morais. Afirma na inicial que no decorrer de todo o período contratual, ao término da jornada de trabalho e antes de sair da fábrica, tinha de abrir a bolsa e mostrar seu conteúdo ao segurança da empresa, na frente dos demais colegas. Sustenta que a situação era constrangedora, pois se sentia humilhada diante de todos, visto que enxergavam seus pertences pessoais (inclusive íntimos). Na defesa, a ex-empregadora invoca a prescrição do direito de ação, além de impugnar o pedido sob o fundamento de que, por se tratar de indústria farmacêutica que produz medicamentos controlados, impõe-se a revista pessoal e individualizada de todos os empregados. 

Discorra sobre: 
a) a prescrição e sua aplicabilidade ao caso; 
b) os bens jurídicos tutelados; 
c) a possibilidade (ou não) desse tipo de revista pessoal, em atenção às normas legais e constitucionais incidentes.


Adaptada da prova de Juiz Substituto TRT4 - 2012
Empregado ajuíza ação trabalhista contra sua empregadora, alegando que, após dez anos consecutivos, nos quais recebeu adicional de insalubridade em grau médio, teve suprimido o adimplemento da parcela. Invocando o princípio da estabilidade financeira, pede que seja restabelecido o pagamento do adicional em questão. A empregadora contesta o pedido requerendo sua improcedência, pois implementou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais que eliminou as condições nocivas à saúde dos trabalhadores, argumento este não impugnado pelo autor.

Diante do caso narrado discorra sobre:
a) adicional de insalubridade e seus requisitos;
b) princípio da estabilidade financeira.


Adaptada da prova de Juiz Substituto TRT 6 -  XVIII Concurso – Juiz do Trabalho Substituto

JOSÉ DE LIMA apresentou reclamação trabalhista em face de seu empregador, na qual postulou o reconhecimento de despedida indireta e horas extras por tempo à disposição (art. 4o da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT) ou, sucessivamente, por horas de sobreaviso ou de prontidão. JOSÉ DE LIMA tinha por incumbência, em vista de imposição patronal, a abertura e o fechamento do estabelecimento comercial no qual trabalhava. O reclamante revelou que, ao fechar o estabelecimento, acionava um alarme que, disparado, de modo acidental ou não, implicava seu deslocamento de onde estivesse para a desativação. JOSÉ DE LIMA, que era a única pessoa habilitada pelo empregador à desativação do alarme, invocou o “direito à desconexão”. Alegou que não podia ausentar-se da localidade da prestação de serviços, inclusive em domingos e feriados, e bem assim que em todo o tempo no qual não estava no estabelecimento vivia com a necessidade de ter de se dirigir para a desativação do alarme. Suscitou, ademais, que o estado de coisas comprometera sua vida familiar e social, pois estava no emprego havia mais de três anos. Por tudo, então, invocou o princípio da dignidade da pessoa humana e do trabalho para pedir, em primeiro lugar, o reconhecimento de que a exigência patronal de desativação do alarme como atividade exclusiva do gerente correspondia a falta grave que justificaria a consideração de despedida indireta. Relativamente às horas por tempo à disposição, de sobreaviso ou de prontidão, JOSÉ DE LIMA invocou a Constituição Federal e a CLT.

Discorra sobre: 
a) regime de sobreaviso;
b) regime de prontidão; 


Adaptada da prova de Juiz Substituto TRT 14 - 2013
Determinada empresa efetuava o pagamento dos seus empregados no dia 25 de cada mês. Posteriormente, por ato unilateral, a empresa alterou a data de pagamento para o dia 30.

Discorra sobre:
a) poder diretivo do empregador;
b)  jus variandi, abordando necessariamente o ordinário e o extraordinário.


Adaptada da prova de Juiz Substituto TRT 3 - 2009

Responda fundamentadamente, como se distribui o ônus da prova no processo do trabalho, em contraste com o processo civil. 


Juiz Substituto TRT 3 - 2009

Explique, diferencie e indique as respectivas conseqüências do ato processual inexistente, ato processual nulo e ato processual meramente irregular no processo do trabalho


Juiz Substituto TRT 23 - 2014

Disserte sobre a renúncia e a transação no Direito do Trabalho.


Juiz Substituto TRT 2 - 2015

Layoff. Conceito, finalidade, requisitos.

Dica do Professor Henrique Correia sobre o assunto:

https://www.facebook.com/groups/concursoanalistatrt2013/permalink/529014620589161/


Juiz Substituto TRT 2 - 2015

Discorra sobre a despersonalização jurídica inversa da pessoa jurídica.


Juiz Substituto TRT 2 - 2015

Sobre o direito de greve, desenvolva objetivamente e fundamentadamente:
a) conceito, finalidades e requisitos;
b) greve ilegal.

Juiz Substituto TRT 2 - 2014 - adaptada

Disserte sobre o término do contrato de trabalho, respondendo fundamentadamente no que consiste a resilição, a resolução e a rescisão do contrato de trabalho.


Juiz Substituto TRT 2 - 2013 - adaptada

Responda fundamentadamente, acerca do cabimento da ação monitória na Justiça do Trabalho, requisito(s) para interposição da ação monitória e qual(is) título(s) produzido(s) na ação monitória.



CONHEÇA O PERFIL DA DA PROVA DE REDAÇÃO DA BANCA FCC:


Confira também: 

Temas de redação para AJAJ

Estudos de caso para AJAJ



Continue estudando e aprenda com aqueles que já tiraram boas notas em provas de redação da FCC: 

GOSTOU DO CONTEÚDO? CURTA-NOS NO FACE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...