Não achou o que procura... busque aqui através do Google!

Resultados da pesquisa

Postagem em destaque

TEMAS RECENTES DE REDAÇÃO

Separei neste post os temas de redação cobrados recentemente em diversos Concursos. Post atualizado em março de 2017. Os temas abaix...

quinta-feira, 2 de junho de 2016

TEMAS RECENTES DE REDAÇÃO

Separei neste post os temas de redação cobrados recentemente em diversos Concursos.

Post atualizado em março de 2017.

Os temas abaixo foram cobrados pelas principais Bancas do País (FCC, CESPE, CESGRANRIO, FGV, dentre outras) em Concursos Públicos realizados em 2016, 2015, 2014 e 2013.



É um bom norte para treinar, pois muitas vezes as Bancas acabam repetindo temas próximos.


Aliás, achei o tema cobrado pelo TJPR bem oportuno, porquanto o fato ocorrido em Janeiro de 2014 repetiu-se recentemente: 





TJ-PR - 2014 - TJ-PR - Técnico Judiciário
Considere o seguinte fato, amplamente divulgado pela imprensa: 



Adolescente é agredido a pauladas e acorrentado nu a poste no Rio 



Um adolescente de 15 anos foi agredido a pauladas e acorrentado nu pelo pescoço a um poste, na noite de sexta-feira (31 jan. 2014), no Flamengo, zona sul do Rio. Moradora da região, a filóloga Yvonne Bezerra de Mello, 67, do Projeto Uerê, encontrou o garoto desorientado e chamou os bombeiros. 

Sem documento, ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro, e depois desapareceu. Segundo Yvonne Mello, o jovem nem sequer conseguia falar porque estava muito machucado a maioria dos ferimentos era na cabeça. 

Yvonne Mello fez a imagem do garoto e divulgou na rede social em protesto. Ele estava nu e com hematomas por todo o corpo. 

Os bombeiros tiveram que usar um maçarico para libertar o rapaz. 

Testemunhas afirmaram que o garoto foi agredido a pauladas por um grupo de três homens, que estavam em motos. A Polícia Civil informou que a delegada titular da 9a DP (Catete), Monique Vidal, registrou o crime na unidade como lesão corporal, após tomar conhecimento do caso pela imprensa. 

(Folha de S. Paulo, 04 fev. 2014. Adaptado.)
Considere também as seguintes repercussões do fato relatado: 

Yvonne Bezerra de Mello: “ Me pareceu que alguém quis fazer justiça com as próprias mãos, já que aqui tem acontecido muito assalto, principalmente com gangues de garotos e ciclistas. Mas admira ver uma cena deplorável dessa em 2014. Uma barbárie... Se é marginal, prende.” (Folha de S. Paulo, 04 fev. 2014) 

Rachel Sheherazade (apresentadora do SBT): “ A atitude dos vingadores é até compreensível. O contra-ataque aos bandidos é o que eu chamo de legítima defesa coletiva. Aos defensores dos direitos humanos que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido.” (Carta Capital, 19 fev. 2014) 

Internauta (não identificado): “ Sou a favor da ponderação e justiça. Mas em situações como essas, com a falta de policiamento e a impunidade reinante, a ação é atirar nos bandidos (se por acaso a polícia passar por lá). Se o pessoal dos direitos humanos reclamar, dê uniformes, armas e a responsabilidade de resolver os problemas de segurança a ele. (Carta Capital, 19 fev. 2014)
A partir das informações dadas, escreva um texto posicionando-se frente ao fato relatado e a seu significado para a sociedade brasileira. 


CESPE - 2017 - SEE/DF

Novos dados mostram que a saúde mental dos adolescentes deve ser foco importante das autoridades dos Estados Unidos da América (EUA) nos próximos anos. Depressão, problemas com uso de substâncias tóxicas e taxas de suicídio estão em alta. Entre os adultos jovens, a faixa etária em que se nota um aumento mais nítido da depressão está entre os dezoito e os vinte anos. Especialistas acreditam que o crescimento do cyberbullying pode ser uma das razões do problema. Não estar na escola, estar desempregado e o abuso de substâncias tóxicas apareceram como fatores de risco para a depressão. Para terminar, fica o alerta de que muitos jovens “sofrem em silêncio” com depressão, consumo de drogas ou ideias de suicídio. Os números revelam a importância de profissionais, pais e escolas estarem mais atentos para a saúde mental dos mais novos. E o que vale para os EUA em parte também vale por aqui. 
Jairo Bouer. Depressão entre jovens. In: O Estado de S.Paulo, 20/11/2016, p. A28 (com adaptações)

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema. SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ENTRE A EXPANSÃO TECNOLÓGICA E A INSTABILIDADE EMOCIONAL

Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes tópicos. 

1 A contínua revolução técnico-científica e seu impacto na vida cotidiana. [valor: 13,00 pontos] 
2 Tecnologias digitais e a crescente exposição da individualidade. [valor: 12,50 pontos] 
3 Alternativas possíveis para o enfrentamento dos problemas emocionais suscitados pela vida moderna. [valor: 12,50 pontos]

PADRÃO DE RESPOSTA 

Espera-se que, relativamente ao primeiro aspecto a ser abordado (A contínua revolução técnico-científica e seu impacto na vida cotidiana), o candidato se reporte às profundas transformações trazidas pela Revolução Industrial (um processo que se estende no tempo) no sistema produtivo, subvertendo radicalmente todas as antigas formas de organização e funcionamento da economia. Todavia, essas mudanças não se restringem ao aspecto material, impactando, de forma radical, os diversos setores da vida humana: valores, conceitos e padrões de comportamento, visão de mundo, estrutura familiar, sociabilidade, formas de moradia e de alimentação, urbanização da sociedade, explosão do consumo advindo das novas necessidades que são criadas etc. Disso decorrem, ao lado de aspectos francamente positivos, novos problemas, entre os quais aqueles que afetam a saúde mental, psíquica e emocional, como mencionados no texto motivador. No que concerne ao segundo aspecto (Tecnologias digitais e a crescente exposição da individualidade), espera-se que o candidato, entre outras considerações pertinentes, lembre que essa excessiva exposição amplia o contato dos jovens com agressões, comparações e diversas formas de violência, atingindo, sobretudo, uma puberdade que está chegando mais cedo, com a consequente falta de maturidade desses jovens para lidar com toda essa exposição. Por fim, com relação ao terceiro aspecto (Alternativas possíveis para o enfrentamento dos problemas emocionais suscitados pela vida moderna), espera-se que o candidato parta da própria ideia transmitida pelo texto motivador, qual seja, a importância de profissionais, pais e escolas estarem atentos para o que ocorre com os mais jovens, especialmente transtornos eventualmente por eles apresentados. Nesse sentido, é necessário que pais e profissionais estejam abertos à necessidade de se reciclar, de modo a compreender a nova realidade e nela interferir positivamente.



FCC - TRE -SP - 2017 - Analista Judiciário - Judiciária

O humor, hoje e sempre, em qualquer situação, deve gozar de liberdade absoluta. Nada lhe deve ser proibido ou controlado: sem a livre expressão, o humor não existe. Sem humor, não será plena a livre expressão. 
Escreva um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito da questão tratada no texto acima. Justifique seu ponto de vista.  


FCC - TRE -SP - 2017 - Técnico Judiciário - Administrativa

O equilíbrio entre os corpos sociais é bastante difícil e exige que não se simplifiquem ou meramente se oponham campos como religiosidade, direitos humanos e diferentes culturas. Frente a tamanha complexidade, se as leis não abarcam todos os casos sem incorrer em injustiça, resta-nos talvez o princípio da equidade. 
Com base no texto acima, redija um texto dissertativo-argumentativo defendendo seu ponto de vista.


FCC - TRE -SP - 2017 - Analista Judiciário - Administrativa

O utilitarismo, iniciado por Jeremy Bentham, concentra-se na felicidade individual como a melhor forma de avaliar o grau de desenvolvimento humano. Outra abordagem avalia tal desenvolvimento de acordo com a renda, a riqueza e os recursos dos indivíduos. Essas alternativas ilustram o contraste entre as abordagens baseadas na utilidade e nos recursos, em contraste com a abordagem das capacidades baseada na liberdade. (SEN, Amartya. A ideia de justiça. São Paulo, Companhia das Letras, 2009, p. 265) 
A partir do que se afirma acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre a relação entre Felicidade e Recursos Materiais. 


CFOBM-DF - Idecan - 2017

Manifestantes tentam furar bloqueio de segurança e entram em confronto com a PM O clima é de guerra na Esplanada dos Ministérios. Munidos de máscaras e mochilas, um grupo de manifestantes deixou a concentração no Museu da República, por volta das 17h desta terça-feira (13/12), e desceu rumo ao cordão de isolamento montado pela Polícia Militar em frente à Catedral. Há confronto entre manifestantes e os policiais. As pessoas que desceram em direção ao museu iniciaram um enfrentamento contra os PMs, que reagiram com gás de pimenta e cassetetes. Os manifestantes recuaram e começaram a voltar para o Museu da República por volta das 17h23, mas bombas são lançadas dos dois lados. A tropa de choque da PM avançou contra os manifestantes para que eles se afastem do cordão de isolamento. Há pelo menos um policial militar ferido no rosto. De acordo com a corporação, são cerca de 2 mil pessoas na Esplanada. 
(Disponível em: http://www.bombeirosdf.com.br/2016/12/manifestantes-tentam-furar-bloqueio-de.html.) 

O princípio da dignidade da pessoa humana, enquanto fundamento basilar do Estado Democrático de Direito, deve ser utilizado pelo poder público como parâmetro na resolução de conflitos estabelecidos entre os direitos fundamentais à intimidade e à segurança pública, de modo a preservar a integridade física e moral do indivíduo. Tal conduta afasta da legitimidade estatal a prática da busca e apreensão pessoal, violadora do direito individual à intimidade pessoal. (Bruna Borgmann. A proteção do direito à intimidade no contexto Jurídico Nacional. 
Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index. php/revistadireitoemdebate/article/.../396.)

Protesto x Vandalismo 

O Brasil está dando uma verdadeira lição de democracia e liberdade de expressão, para os quatro cantos do mundo. Empunhando cartazes onde estavam estampadas as suas revoltas; indignações e reinvindicações. Grande quantidade de pessoas por todo País foram às ruas demonstrando cada uma, de sua forma os seus sentimentos pelo momento político que passa a nossa sociedade, seja relacionado à falta de segurança, ou contra a corrupção sem punição dentre outras reinvindicações. A maioria esmagadora fez o seu protesto de forma pacífica e ordeira. [...] Mas infelizmente pessoas de pensamentos e atitudes reprováveis dentro de uma sociedade, motivadas pelo senso de ignorância e destruição, e que não possuem objetivo de crescimento de qualidade nenhuma, nem de forma pessoal, nem como membro de uma sociedade civilizada, usa de má índole para praticar ações de vandalismo, destruindo prédios públicos depredando ônibus e causando os mais diversos prejuízos, seja com relação às entidades públicas ou privadas, procurando de forma maldosa e sem caráter, desviar o sentido principal da grande maioria dos presentes, que é levar as autoridades as suas reinvindicações. 

Com base nos textos motivadores, escreva um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema: 

“Manifestações populares e segurança nacional: os limites para a preservação da integridade física e moral”. 



FCC - 2016 - TRT 20 - Técnico Judiciário - Área Administrativa

Segundo uma revista internacional, vários cientistas dedicam-se, atualmente, à missão de prolongar ao máximo a vida humana (até 120 anos no mínimo). Investigam se a imortalidade não estaria de fato ao alcance do homem. A revista concede o benefício da dúvida a todas as utopias da ciência, mas alerta para diversos problemas, como os demográficos, econômicos e de ordem social. (Adaptado de: joaopereiracoutinho. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas) Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo a respeito das questões levantadas no texto acima.


FCC - 2016- TRT 20 - Analista Judiciário - Área Administrativa

O direito à cidade não pode ser concebido como um simples direito de visita ou de retorno; só pode ser formulado como direito à vida urbana. (Adaptado de: LEVEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo, Centauro, 2011) Entende-se por gentrificação (do inglês gentrification, “tornar nobre”) o fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tais como novos pontos comerciais ou construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local. Tal valorização é seguida de um aumento de custos de bens e serviços, dificultando a permanência de antigos moradores de renda insuficiente para sua manutenção no local cuja realidade foi alterada. (http://www.pbs.org/pov/flagwars/what-is-gentrification/)

 A partir dos excertos acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Direito à cidade


MPE-GO - 2016 - Oficial de Promotoria

O Brasil, como membro do chamado BRICS, postula assento como membro do Conselho de Segurança da ONU. Discorra sobre a importância estratégica desse mecanismo informal, considerando que, embora não se trate de um bloco econômico ou uma instituição internacional, essa agremiação responde pela parcela de 1/5 do PIB mundial.  


FCC - 2016 - TRT 23 - Analista Judiciário - Área Administrativa/Judiciária

Atente para o texto seguinte: 
Não é de hoje que se pergunta se a existência do museu ainda faz sentido, por mais que os antigos e tradicionais museus continuem atraindo um bom público, ao passo que novos espaços não deixam de ser construídos. Contudo, à medida que a própria arte se modifica, com os quadros tradicionais cada vez mais dando lugar a instalações, a performances e aos grafites, parece crescer o número daqueles para quem, segundo Hal Foster, no artigo “Museus sem fim” (revista Piauí, edição 105, Junho/2015), “a contemplação estética é tediosa, a compreensão histórica é elitista e, mais do que isso, o museu é um lugar morto, um mausoléu”. Foster discorda: “Quando bem projetados e dotados de programação inteligente, os museus admitem tanto entretenimento quanto contemplação, e nesse processo promovem também alguma compreensão.” Assim, em lugar de propor que os museus permaneçam intocados, o que o historiador e crítico norte-americano propõe é torná-los capazes de nos transportar “para diferentes períodos e culturas − para diversos modos de perceber, pensar, representar e ser −, a fim de que possamos testá-los em relação a nossas próprias época e cultura, e vice-versa, e, nesse processo, quem sabe transformarmo-nos um pouco.”
Escreva um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se em relação às diferentes ideias expostas no texto acima. 


FCC - 2016 - TRT 23 - Técnico Judiciário - Área Administrativa

Um condomínio é estruturalmente semelhante a outros redutos cercados, como a prisão, o shopping center e a favela. Seus muros não têm apenas a função defensiva de nos proteger: eles criam um senso de exclusividade. Vemos surgir síndicos e muros, mas também uma hipertrofia de regras, regulamentos e estatutos que exigem um contínuo processo de autoadequação. A expansão da vida em forma de condomínio tornou o medo, que justifica os muros, e a inveja, que é a satisfação dos que estão dentro e fantasiam que os de fora querem entrar, nossos afetos políticos dominantes. (Adaptado de: DUNKER, Christian Ingo Lenz. Disponível em: http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1915) 

Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: O medo e a inveja em uma sociedade segmentada. 


FCC - 2016 - TRT 14 - Analista Judiciário - Judiciária - TEMA JURIDICO

Lei Complementar no 150/2015: O trabalho extraordinário do empregado doméstico e a compensação de jornada de trabalho 


CESPE -2016 - ANVISA - Técnico Administrativo

Historicamente, instruir os que não sabem, alimentar os famintos e cuidar dos doentes têm sido algumas das missões diárias indicadas aos devotos de diferentes religiões. Em tempos modernos, a essas missões foi acrescentado um novo item: zelar pelo meio ambiente, como revela, por exemplo, uma mensagem escrita pelo Papa Francisco, exortando as sociedades, independentemente de suas crenças, a tomar medidas urgentes para frear as mudanças climáticas. Para o representante máximo do catolicismo, “o cuidado da casa comum requer simples gestos cotidianos, pelos quais quebramos a lógica da violência, da exploração, do egoísmo, e manifestamos o amor em todas as ações que procuram construir um mundo melhor”. 

O Globo, 2/9/2016, p. 29 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA: RESPONSABILIDADE DO ESTADO, DA SOCIEDADE E DE CADA CIDADÃO

Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos: 

< Relação entre os cuidados com o meio ambiente e a preservação das condições sanitárias; [valor: 12,00 pontos] 
< Atitudes individuais que podem reduzir os efeitos da ação humana sobre o planeta; [valor: 13,00 pontos] 
< Formas de atuação da sociedade para que os governos cumpram compromissos relacionados à preservação ambiental. [valor: 13,00 pontos]

PADRÃO DE RESPOSTA 

Espera-se que, em relação ao primeiro item (Relação entre os cuidados com o meio ambiente e a preservação das condições sanitárias), o candidato aponte a necessária relação entre o desenvolvimento material e a preservação das condições sanitárias sem as quais a vida das espécies existentes no planeta, a começar pela própria humanidade, ficará irremediavelmente comprometida, podendo mesmo deixar de existir. Em suma, nada pode justificar um tipo de progresso a todo custo, que não leve em consideração a necessária busca do equilíbrio entre o progredir e a manutenção do ecossistema, de modo a preservar a vida desta e das futuras gerações. No que respeita ao segundo item proposto (Atitudes individuais que podem reduzir os efeitos da ação humana sobre o planeta), espera-se que o candidato mencione atos e atitudes que, na vida cotidiana, caracterizem o comprometimento de cada pessoa com o desafio maior de construir uma vida melhor para todos, sem que para isso a natureza seja destroçada. Assim, gestos simples, mas de enorme efeito, como o uso consciente e moderado da água, a redução do volume do lixo produzido — tendo o cuidado de selecioná-lo para sua correta destinação — e o uso sempre que possível de material reciclável ajudam a reduzir o impacto que a vida humana naturalmente exerce sobre o meio ambiente. Por fim, quanto ao terceiro aspecto proposto (Formas de atuação da sociedade para que os governos cumpram compromissos relacionados à preservação ambiental), espera-se que o candidato lembre que não basta a chancela oficial a documentos bem intencionados, voltados para a redução dos efeitos do desenvolvimento econômico sobre a “casa comum”: faz-se necessária a pressão da sociedade, utilizando-se dos mais legítimos instrumentos existentes ou dos a serem eventualmente criados, para que os respectivos governos superem o terreno da retórica e partam para a ação concreta, ou seja, implementem efetivamente aquilo que foi decidido e proclamado nos textos oficiais.


FGV - 2015 - TJ-BA - Técnico Judiciário - Área Administrativa

A OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, lançou uma campanha nacional, em março de 1999, pela ética no exercício da profissão de advogado. Isso ocorreu devido ao alto índice de advogados processados por falta de ética, valor que chega a 8% do total de 450.000 em todo o Brasil. As denúncias vão desde a cobrança de honorários excessivamente elevados até a apropriação dos créditos aos quais o cliente tem direito. Além das denúncias que são relacionadas à falta de ética, também não faltam aquelas em que o advogado é processado por prejudicar o cliente em razão de não conseguir expor seus direitos ao juiz, ou seja, falta de competência profissional. Você acha que a campanha lançada pela OAB produziu bons frutos? O que mais pode ser feito no combate ao problema? Exponha seu pensamento a respeito, em texto de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, em língua culta, dando especial atenção à estrutura do texto e aos argumentos apresentados na defesa de sua posição.



CESGRANRIO - 2014 - FINEP - Analista - Conhecimentos básicos - Nível Superior


A partir do que está exposto nos textos acima e baseado em seus próprios conhecimentos e opiniões, redija um texto dissertativo-argumentativo em que exponha seu posicionamento acerca da oposição entre o direito à informação da população e o direito à intimidade de pessoas públicas.



No desenvolvimento do tema, o candidato deverá:



a) demonstrar domínio da escrita padrão;

b) manter a abordagem nos limites da proposta;

c) redigir o texto no modo dissertativo-argumentativo (não serão aceitos textos narrativos nem poemas, nem cópia de texto alheio);

d) demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.


CESGRANRIO - 2014 - EPE - Analista de Gestão Corporativa - Conhecimentos Básicos

A vida em comunidades, grandes ou pequenas, requer equilíbrio entre os direitos individuais e as regras de boa convivência, tanto no espaço privado quanto no espaço público. Na legislação atual, existem leis que, em função de suas finalidades, estabelecem restrições objetivas para a geração de ruídos durante dia e noite. Se por um lado sabe-se que estudos médicos consideram que o volume elevado pode causar danos à saúde humana e dos animais, por outro lado, som alto pode vir associado à alegria, como ocorre em bailes de carnaval e em festas públicas. Pesquisa feita sobre o assunto no Google traz matérias que ilustram as duas posições. O incômodo produzido pelo som está presente em títulos como “Moradores reclamam do som alto no Pacaembu”, “Quando é possível reclamar do vizinho barulhento” e “Som alto prejudica a saúde”. Por outro lado, há um site no Facebook intitulado “Loucos por som Alto” e uma postagem no Instagram que afirma “É assim que começa a segundona!!! Som alto e alegria pra trabalhar e treinar!!”. Com base nesses aspectos sobre o prazer e o incômodo provocados pelo uso do som no espaço público e privado, escreva um texto em que você se posicione a favor ou contra a existência de lei que determine o modo como o som deve ser usado nesses espaços. Apresente argumentos claros e precisos que sustentem a sua opinião. Esclareça, ainda, se essa lei deve restringir-se a certos horários ou locais. 



No desenvolvimento do tema, o candidato deverá:

a) demonstrar domínio da escrita padrão;

b) manter a abordagem nos limites da proposta;

c) redigir o texto no tipo dissertativo-argumentativo, não sendo aceitos textos narrativos nem poemas;

d) demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.



Apresentação da redação

a) O texto deverá ter de 20 a 25 linhas, mantendo-se no limite de espaço para a Redação.

b) O texto definitivo deverá ser passado para a Página de Redação (o texto da Folha de Rascunho não será considerado), com caneta esferográfica transparente de tinta na cor preta e em letra legível.
c) A Redação não deve ser identificada, por meio de assinatura ou qualquer outro sinal.


CESGRANRIO - 2014 - Banco do Brasil - Nível Médio - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos
O uso cada vez mais constante e cotidiano da internet afeta a nossa vida de diferentes maneiras. 

Do ponto de vista de uso na sociedade, podemos, por exemplo, pagar contas, fazer transferências e realizar diversas transações bancárias sem sair de casa. Por outro lado, muitas vezes, não podemos tirar dinheiro no caixa eletrônico ou pagar contas em banco porque “ o sistema caiu” . Podemos também, devido à quantidade enorme de informações disponíveis na rede, fazer pesquisas sobre os temas mais variados, mas, por outro lado, corremos o risco de encontrar citações de autoria duvidosa ou obter informações inexatas ou imprecisas. Podemos ainda comprar ingressos para eventos culturais, mas, por outro lado, perdemos a possibilidade de decidir de última hora comparecer a um evento, pois os ingressos já foram todos vendidos antecipadamente on-line. 

Do ponto de vista individual, usamos cada vez mais a internet para troca de e-mails ou para acesso às redes sociais, quando postamos mensagens e reagimos a elas, com comentários e “ curtidas” . 



O texto a seguir apresenta reflexões sobre o tema: 



A internet é uma mídia que ainda vai provocar muitas modificações entre as pessoas. Estamos apenas adentrando essa nova era, que, no Brasil, teve início em 1996.


Capistrano de Abreu dizia que os colonizadores portugueses ficaram, durante vários séculos, como caranguejos, apenas arranhando as costas do Brasil, sem adentrar seu território, nem dominar as regiões desconhecidas. Em relação à internet, somos os novos caranguejos do início do século XXI, sem desvendar com segurança as possibilidades desse meio de comunicação revolucionário na produção e propagação de saberes. Não sabemos ainda o que acontecerá e como se dará; por isso, não podemos fazer previsões estanques. 

SHEPERD, T.; SALIÉS, T. In: Linguística da internet. São Paulo: Contexto, 2012. p.91 

Redija um texto dissertativo-argumentativo em que se discuta se o uso da internet trouxe mais benefícios ou mais malefícios ao indivíduo e à sociedade. 

Apresente argumentos que fundamentem sua posição.
No desenvolvimento do tema, o candidato deverá: 
a) demonstrar domínio da escrita padrão; 
b) manter a abordagem nos limites da proposta, sendo apenado caso copie ou parafraseie texto alheio;
c) redigir o texto no tipo dissertativo-argumentativo, não sendo aceitos textos narrativos nem poemas; 
d)demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista. 


Apresentação da redação 
a) O texto deverá ter entre 25 e 30 linhas, mantendo-se no limite de espaço para a Redação. 

b) O texto definitivo deverá ser passado para a Página de Redação (o texto da Folha de Rascunho não será considerado), com caneta esferográfica transparente de tinta na cor preta e em letra legível. 

c) A Redação não deve ser identificada, por meio de assinatura ou qualquer outro sinal.


CONSULPLAN - 2014 - MAPA - Técnico de Contabilidade
Texto I
ONU divulga estudo sobre impactos ambiental e econômico do desperdício de alimentos
O volume de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos desperdiçadas anualmente não só causa perdas econômicas, como também tem impacto significativo nos recursos naturais dos quais a humanidade depende para se alimentar. Essa é a conclusão de um novo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), lançado nesta semana. [...] A cada ano, os alimentos produzidos e não consumidos são responsáveis pela emissão de 3,3 mil milhões de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera do planeta. Além dos impactos ambientais, as consequências econômicas diretas do desperdício de alimentos (sem incluir peixes e frutos do mar) chegam a US$ 750 bilhões por ano, de acordo com as estimativas do estudo da FAO. – Não podemos simplesmente permitir que um terço de todos os alimentos produzidos seja perdido ou desperdiçado quando 870 milhões de pessoas passam fome todos os dias – afirma o Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva. (Disponível em: http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2013/09/onu-divulga-estudo-sobre-impactos-ambiental-e-economico-do-desperdiciode-alimentos-4268023.html. Pesquisa 15/09/2013.)
Texto II
No presente, mudanças políticas e econômicas têm sido adotadas para minimizar as emissões de gases de efeito estufa. As discussões nesse sentido foram iniciadas em 1992 com a Cúpula da Terra, conhecida como Rio-92. Nesse ano, foi estabelecida a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), embasada pelas avaliações do IPCC e que tinha como objetivo procurar soluções para problemas relacionados ao aquecimento global. É necessário um acordo para limitar as emissões dos gases de efeito estufa, o que poderia ter impactos econômicos, pois diminuiria o ritmo de crescimento das economias. (José A. Marengo – Carta na Escola, edição 81, novembro de 2013.)

Texto III
Pesquisador da Embrapa, Eduardo Assad, lembra que o Brasil já está na frente com pesquisas sobre cultivares melhorados geneticamente. O importante é começar a trabalhar agora o perfil da agropecuária no país para evitar perdas já nas próximas décadas. (Disponível em: http://www.cpt.com.br/noticias/o-impacto-economico-do-aquecimento-global-naagropecuaria-brasileira#ixzz2wcaalAmZ. Adaptado.)
Diante de um quadro mundial em que os impactos ambientais estão diretamente ligados a uma questão de preocupação com uma necessidade básica humana, a alimentação, considere os textos anteriores como motivadores e redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se acerca do seguinte tema:
“A necessidade de uma produção alimentar sustentável diante de um quadro de grandes impactos ambientais".

CESPE - 2014 - ICMBIO - Técnico Ambiental

Redija um texto dissertativo acerca do aquecimento global e suas implicações para o meio ambiente brasileiro. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:



< causas do aquecimento global e o efeito estufa; [valor: 6,50 pontos]

< consequências do aquecimento global; [valor: 6,50 pontos]

< medidas mitigadoras do aquecimento global. [valor: 6,00 pontos]



FCC - 2014 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador

Redija seu texto final na Folha de Resposta Definitiva da Prova Discursiva.
Em meados do ano passado, houve inúmeras manifestações de rua em muitas cidades brasileiras. Dada a diversidade das reivindicações, das proporções e das atitudes que caracterizaram essas manifestações, não é fácil identificá-las e qualificá-las em conjunto. Ainda assim, houve algum consenso quanto à novidade que elas representaram. Escreva uma dissertação em prosa, considerando as consequências imediatas e os possíveis desdobramentos que essas manifestações trouxeram. Justifique amplamente sua opinião.


CESGRANRIO - 2014 - FINEP - Assistente Apoio Administrativo
Os Textos I e II da prova de Língua Portuguesa enfocam a relação entre o ato de dizer e a compreensão da própria existência humana. Com base nas reflexões provocadas, produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: 
O ATO DE NARRAR-SE COMO UM PROCESSO DE AUTOCONHECIMENTO.


CRSP - PMMG - 2014 - PM-MG - Oficial da Polícia Militar

1. Leia o texto abaixo para desenvolver a redação.
'Tesouro por pechincha', diz revista alemã sobre leilão do pré-sal
Atualizado: 22/10/2013 07:15 | Por BBC, BBC Brasil
O leilão da concessão do campo de Libra recebeu ampla cobertura na imprensa internacional, com visões elogiosas e outras críticas ao resultado.
Revista alemã Der Spiegel
A revista alemã Der Spiegel diz que o Brasil leiloou um 'tesouro por uma pechincha'. Já o Wall StretJournal diz que o país deu um passo rumo ao patamar das grandes nações produtoras de petróleo. Libra foi leiloado para um consórcio formado por Petrobras, Shell, Total e as chinesas CNPC e CNOOC. Em um artigo publicado no seu site, a revista afirma que para extrair o petróleo da camada pré-sal haverá riscos ambientais 'enormes' para o mar, fauna e praias 'em uma das mais bonitas e populosas regiões litorâneas do Brasil', mas que 'a ganância por recursos naturais' foi maior. O Spiegel diz que, como apenas o consórcio vencedor apresentou proposta, 'sem competidores, eles ganharam um tesouro por uma pechincha'. A revista não aponta outras razões, além da ausência de ágio, para justificar por que classificaram como 'pechincha' o resultado do leilão. A revista diz que a exploração do petróleo catapulta o Brasil ao grupo dos grandes produtores do petróleo e sublinha o peso político global da 'superpotência sulamericana'.

'Wall Street Journal'
Uma reportagem do jornal americano de negócios Wall Street Journal afirma que o Brasil 'deu um grande passo para frente' na segunda-feira ao leiloar o campo de Libra para um consórcio formado por multinacionais e pela Petrobras. O texto, intitulado 'Brasil se move para patamar de grandes nações de petróleo', assinado pelos jornalistas John Lyons e Jeff Fick, afirma que 'a questão de como melhor desenvolver os novos campos se tornou altamente polêmica'. O jornal destaca que o Brasil ainda é um importador de petróleo, e que os campos do pré-sal são 'cruciais para as aspirações do Brasil de se tornar exportador'. O Wall Street Journal lembra que as autoridades traçaram uma estratégia para que a exploração do pré-sal desenvolva a indústria naval e mudaram as legislações para dar à Petrobras um papel proeminente na condução dos negócios. O jornal diz ainda que, no passado, grandes negócios envolvendo empresas chinesas na América Latina 'despertaram preocupações nos Estados Unidos sobre a presença crescente da China em uma região com grandes ligações econômicas com os Estados Unidos'. No entanto, o jornal cita uma especialista que diz que os interesses chineses são motivados mais por lógicas econômicas do que por ambições de poder político na região. Fonte: BBC Brasil
Com base nas informações presentes nos textos editados pelos segmentos jornalísticos Revista alemã “Der Spiegel" e “Wall Street Journal", produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “AS VISÕES CRÍTICAS E ELOGIOSAS ACERCA DO LEILÃO DE CONCESSÃO DO CAMPO DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO BRASILEIRO."
.

 IBFC - 2014 - SEDS-MG - Agente de Segurança Socioeducativo
Vivemos numa época em que a telefonia móvel prolifera de maneira desordenada. Cada dia mais cedo, as pessoas estão adquirindo um celular. Jovens, crianças, adultos querem obter o mais moderno aparelho. Será isso um vício ou uma necessidade?
Texto 2
A TNS, instituto global de pesquisa, realizou uma pesquisa com 1,6 mil pessoas, com idade entre 16 e 60 anos de todas as regiões do Brasil. Segundo a pesquisa, cerca de 70% dos entrevistados pretendem trocar seu celular por um novo aparelho. Esse resultado é bem maior do que a de 2008, quando a mesma pesquisa contabilizou 32%. O mesmo estudo foi realizado em outros 32 países, alguns desses da América Latina. Na Argentina, por exemplo, 5% das pessoas pretendem comprar um celular nos próximos seis meses, já no México, o resultado foi de 42%. A pesquisa ainda constatou quais os modelos preferidos pelos brasileiros. Em primeiro lugar, entre os aparelhos preferidos, estão os modelos touch mencionados por 23% dos entrevistados. Em segundo lugar, vieram os modelos com flip (18%), seguidos de aparelhos slider, citados por 12% das pessoas. Em média, os brasileiros pretendem gastar R$ 500,00 para adquirir seu próximo aparelho celular. Esse valor representa um aumento de 40% em relação à pesquisa anterior. Além disso, ele está acima da média da América Latina (R$ 356) e mundial (R$ 365). Entre os brasileiros, 90% preferem aparelhos com câmera digital, player de músicas, games e filmadora. Este perfil se difere dos outros países em que cerca de 39% dos consumidores preferem estes aparelhos. O estudo também relata um crescimento em relação ao número de usuários de smartphones no Brasil, de 16% para 19%. Para 17% dos brasileiros que participaram da pesquisa, a troca do aparelho celular é movida principalmente por conta das novas tecnologias oferecidas, enquanto 65% mudam de aparelho após perda ou roubo. Por fim, a pesquisa aponta que a música é o fator de decisão de compra mais relevante no Brasil, seguido por TV e Bluetooth.
Fonte: <www.mobilepedia.com.br/noticias/tns-realiza-pesqui...>
Com base nesses dados, procure elaborar um texto dissertativo com no mínimo 20, e no máximo 30 linhas sobre a seguinte temática: “Celular: uma necessidade ou um vício".


FCC- 2014 - TRT 2ª Região - Analista Judiciário - Área Administrativa

Texto 1
“Há quem acredite que, ao noticiar um fato, o jornalista deve ater-se à objetividade desse fato, sem submetê-lo a uma perspectiva mais pessoal. Mas há também quem creia que nenhum fato existe fora de alguma perspectiva pessoal e, nesse caso, a objetividade plena de uma notícia é apenas ilusória. “

Escreva uma dissertação em prosa posicionando-se quanto a uma das duas convicções apresentadas ou ponderando sobre ambas. Justifique amplamente seu ponto de vista.



FCC - 2014 - TRT 2ª Região - Técnico Judiciário - Área Administrativa

As pessoas vão às ruas protestar por vários motivos, exercendo um direito que é legítimo, mas é preciso considerar alguns limites, sem os quais suas manifestações perdem a legitimidade.
Escreva um texto dissertativo-argumentativo, no qual você deverá discutir o tema apresentado.

Bom, o tema abaixo demonstra o quão importante é estar ligado e acompanhar o noticiário internacional, acerca da geopolítica internacional.

CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Técnico Legislativo - Agente de Polícia Legislativa
Os graves problemas que envolvem a Ucrânia, desde fins de 2013, ultrapassam as fronteiras do país e atingem o sensível tabuleiro de xadrez em que se assentam as relações internacionais. Assim, além das inúmeras dificuldades internas, próprias de um país que se divide entre aproximar-se da União Europeia e estreitar suas relações com a Rússia, sem contar as denúncias de corrupção de governantes que tiveram que deixar seus cargos, a crise ucraniana salientou o papel da Rússia de Putin, desejosa de ampliar sua influência externa e de demonstrar um poderio que o colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas poderia ter sepultado. A crítica situação vivida pela Ucrânia, que perdeu a influência sobre a Crimeia, é assinalada por ondas alarmantes de violência, que causaram expressivo número de mortes de civis e militares.
Considerando os múltiplos aspectos suscitados pela temática apresentada acima, redija um texto dissertativo acerca da crise ucraniana. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
< divisão interna da Ucrânia;
< pressão de parte da população por independência ou anexação a outro país;
< crise da Ucrânia e o sistema internacional.


FUMARC - 2014 - CBM-MG - Oficial Bombeiro Militar
Leia atentamente o trecho abaixo:
[...] Conviver com a dúvida tem sido cada vez mais difícil. Quanto mais se amplia o leque de escolhas em qualquer atividade da vida, menos dúvidas queremos ter. Queremos fazer a escolha certa, para a qual não restaria dúvida alguma. Não mais nos contentamos com a melhor escolha possível ou com uma escolha suficientemente boa. Difícil, senão impossível, viver dessa maneira, não é verdade? Esse estilo de viver complica bastante a escolha do curso universitário, tarefa na qual muitos jovens que frequentam o ensino médio estão implicados. Criamos uma série de mitos em torno da escolha da profissão que os jovens devem fazer. "É uma escolha muito séria para ser feita nessa idade" ou "Eles não têm maturidade para escolher o que farão no resto da vida" são frases que expressam algumas de nossas ideias a esse respeito. Esquecemos que nós fizemos tal escolha com essa mesma idade? E parece que não foi uma tarefa tão complicada como temos tentado fazer com que seja na atualidade. Será porque as escolhas eram mais restritas, será que não tínhamos tanto compromisso com o êxito, com a certeza? Como as escolhas eram feitas?
A partir da leitura do trecho e de seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 100 a 120 palavras (de 20 a 25 linhas), em conformidade com a norma padrão da língua portuguesa, em que você se posicione acerca do seguinte tema:
Escolha da profissão: um desafio para todos nós.


FCC - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Analista Judiciário - Área Administrativa
Para Roberto Mangabeira Unger, o Brasil “fervilha de energia humana”, mas é um país “no qual a maioria não tem como transformar essa energia em ação fecunda”.
(Folha de São Paulo. Opinião. 09/05/2013)



Algumas das propostas de superação desse impasse, sob a óptica de Unger, incluem:



Seguir rumo a um modelo de desenvolvimento que assegure a primazia dos interesses do trabalho e da produção. Fazer, portanto, com que a democratização de oportunidades para trabalhar e produzir seja o próprio motor do crescimento econômico.

(Adaptado de: law. harvard. edu/unger)



Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito do seguinte tema:



Crescimento econômico, trabalho e aprofundamento do ideário democrático.


O tema abaixo, apesar de ter sido cobrado para o vestibular da Vunesp, tem grandes chances de ser cobrado em concursos, em face da atual situação política do nosso país decorrente dos recentes desdobramentos da operação Lava-Jato.

 VUNESP - 2013 - UNESP - Vestibular
Texto 1 

Dos 594 deputados e senadores em exercício no Congresso Nacional, 190 (32%) já foram condenados na Justiça e/ou nos Tribunais de Contas. As ocorrências se encaixam em quatro grandes áreas: irregularidades em contas e processos administrativos no âmbito dos Tribunais de Contas (como fraudes em licitações); citações na Justiça Eleitoral (contas de campanha rejeitadas, compra de votos, por exemplo); condenações na Justiça referentes à lida com o bem público no exercício da função (enriquecimento ilícito, peculato etc.); e outros (homicídio culposo, trabalho degradante etc.).

(Natália Paiva. www.transparencia.org.br. Adaptado.) 





Texto 2 

Nossa tradição cultural, por diversas razões, criou um ideal de cidadania política sem vínculos com a efetiva vida social dos brasileiros. Na teoria, aprendemos que devemos ser cidadãos; na prática, que não é possível, nem desejável, comportarmo-nos como cidadãos. A face política do modelo de identidade nacional é permanentemente corroída pelo desrespeito aos nossos ideais de conduta. Idealmente, ser brasileiro significa herdar a tradição democrática na qual somos todos iguais perante a lei e onde o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade é uma propriedade inalienável de cada um de nós; na realidade, ser brasileiro significa viver em um sistema socioeconômico injusto, onde a lei só existe para os pobres e para os inimigos e onde os direitos individuais são monopólio dos poucos que têm muito. Preso nesse impasse, o brasileiro vem sendo coagido a reagir de duas maneiras. Na primeira, com apatia e desesperança. É o caso dos que continuam acreditando nos valores ideais da cultura e não querem converter-se ao cinismo das classes dominantes e de seus seguidores. Essas pessoas experimentam uma notável diminuição da autoestima na identidade de cidadão, pois não aceitam conviver com o baixo padrão de moralidade vigente, mas tampouco sabem como agir honradamente sem se tornarem vítimas de abusos e humilhações de toda ordem. Deixam-se assim contagiar pela inércia ou sonham em renunciar à identidade nacional, abandonando o país. Na segunda maneira, a mais nociva, o indivíduo adere à ética da sobrevivência ou à lei do vale-tudo: pensa escapar à delinquência, tornando-se delinquente. 

(Jurandir Freire Costa. http://super.abril.com.br. Adaptado.) 



Texto 3 

Se o eleitorado tem bastante clareza quanto à falta de honestidade dos políticos brasileiros, não se pode dizer o mesmo em relação à sua própria imagem como “povo brasileiro”. Isto pode ser um reflexo do aclamado “jeitinho brasileiro”, ora motivo de orgulho, ora de vergonha. De qualquer forma, fica claro que há problemas tanto quando se fala de honestidade de uma forma genérica, como quando há abordagem específica de comportamentos antiéticos, alguns ilegais: a “caixinha” para o guarda não multar, a sonegação de impostos, a compra de produtos piratas, as fraudes no seguro, entre outros. A questão que está posta aqui é que a população parece não relacionar seus “pequenos desvios” com o comportamento desonesto atribuído aos políticos. (Silvia Cervellini. www.ibope.com.br. Adaptado.) Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma redação de gênero dissertativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema: 

Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?



CESPE - 2013 - PC-DF - Agente de Polícia
As armas de brinquedo devem sair de circulação no Distrito Federal em até dez meses, mas a polêmica sobre a proibição delas parece estar longe do fim. A lei distrital, sancionada recentemente, impede a fabricação, a comercialização e a distribuição de peças semelhantes ou não aos armamentos convencionais. Estão inclusas as que disparam balas, bolas, espuma, luz, laser e assemelhados, as que produzem sons e as que projetam quaisquer substâncias. A aprovação da norma repercutiu nacionalmente e também fora do Brasil, com reportagem no jornal britânico The Guardian. Correio Braziliense, 29/9/2013, p. 27 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

O CERCO ÀS ARMAS COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À VIOLÊNCIA



Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:



• percepções diversas acerca das armas, de instrumento de proteção a símbolo de morte e destruição;

• efeito educativo pretendido com a proibição da venda de armas de brinquedo;

• limitações de uma medida legal como a proibição de venda de armas de brinquedo.




FCC - 2013 - MPE-CE - Analista Ministerial - Direito
Embora a Lei nº 12.737/2012 - apelidada de Lei Carolina Dieckmann por conta do vazamento de fotos da atriz seja considerada um avanço no tratamento de crimes cibernéticos, as dificuldades oferecidas pelo universo virtual podem prejudicar a aplicação das regras na prática.(Disponível em: www.conjur.com.br. Com adaptações)
Com base no que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:
Proteção aos usuários de dispositivos eletrônicos: avanços e entraves

FCC - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador
Considere o seguinte texto:


Nas sociedades em cuja formação cultural ocorreu o sincretismo religioso, ou seja, a fusão de diferentes cultos ou doutrinas de procedências diversas, pode acontecer que, em certas ocasiões, os adeptos dos valores originários de uma religião queiram afirmá-los sobre os de outra. Não é fácil nem desejável julgar ou administrar o mérito desses desejos contrastantes, por vezes obstinados. Mas, se eles não forem respeitados, a religião pode constituir um obstáculo de relevo à comunicação entre grupos distintos.



Redija uma dissertação em prosa, na qual você se posicionará, argumentando, diante do que afirma o texto acima.



O tema abaixo pode vir a ser cobrado novamente: JOGOS OLÍMPICOS, afinal RIO-2016 está chegando.

CETRO - 2013 - CREF - 4ª Região (SP) - Agente Administrativo
Observando os resultados dos Jogos Olímpicos há alguns anos, é possível associar o desempenho dos atletas às condições socioeconômicas de seus países de origem. O bom desempenho físico de uma nação serve, com tênue margem de erro, para determinar a qualidade de vida de sua população. Isso explicaria o fato de países como Estados Unidos, Alemanha e França estarem sempre entre os maiores medalhistas dos jogos. Não só como termômetro político, uma disciplina física levada a sério na formação dos indivíduos é uma forma de programar políticas de saúde pública e qualidade de vida. Com base nisso, elabore um texto dissertativo-argumentativo de, no mínimo 15 e no máximo 20 linhas, abordando quais ações e concepções poderiam ser trabalhadas no atual contexto do Brasil para que a cultura esportiva se tornasse tão eficiente e competitiva quanto a dos países mais desenvolvidos.


VUNESP - 2013 - PM-SP
Os textos que seguem servirão de subsídio à sua redação.
Texto I
O governo federal adquiriu um pacote que inclui robôs, para reforçar o esquema de segurança para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, com custo aproximado de US$ 7,2 milhões, de acordo com a empresa americana iRobots, que venceu a concorrência para oferecer o serviço. Os equipamentos, que são uma espécie de veículo terrestre não tripulado, serão utilizados em trabalhos de vigilância, detecção e desativação de explosivos, entre outras funções. A entrega dos robôs, peças de reposição e outros equipamentos está prevista para dezembro deste ano, ainda de acordo com o comunicado emitido pela empresa americana. O Brasil tem montado aparato com cerca de 3 mil a 5 mil agentes de segurança em cada uma das 12 sedes para a Copa do Mundo. O governo ainda prepara um reforço das equipes de defesa, com compra de aviões teleguiados (drones), de fabricação israelense. Nas fronteiras do país, o efetivo será de 20 mil agentes, para fins de reforço de vigilância. (http://esportes.terra.com.br. 15.05.2013. Adaptado)
Texto II
Um dia após as explosões que mataram pelo menos três pessoas e feriram mais de 100 durante a Maratona de Boston, nos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, declarou, nesta terça-feira (16.04.2013), que o Brasil está tomando todas as providências para garantir a segurança nos grandes eventos internacionais que o país vai sediar: Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. O Brasil está tomando as providências necessárias e temos confiança de que serão providências que garantirão a segurança dos eventos, disse Patriota, antes do início de um seminário no Palácio do Planalto.
(www.copa2014.gov.br. 16.04.2013. Adaptado)

Texto III

De acordo com a avaliação do empresário João Doria Jr., presidente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), o Brasil enfrenta, para os dois grandes eventos esportivos que se aproximam, entre os principais problemas, a falta de segurança pública. Segundo o empresário, neste momento, o poder público está consciente do que deve ser feito, mas essa percepção teria vindo “tarde demais”.

(http://noticias.r7.com. 11.04.2013. Adaptado)


A partir da discussão que os textos podem provocar, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

O BRASIL NOS MEGA-EVENTOS ESPORTIVOS E A SEGURANÇA A SER OFERECIDA À POPULAÇÃO



FCC - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Analista Judiciário - Área Judiciária

Considere o seguinte texto:

Nas metrópoles em que o turismo representa uma grande força econômica, podem ocorrer atritos entre os valores da cultura local, que o tempo tornou tradicionais, e a busca de novidade ou de exotismo, da parte de muitos visitantes. Há meios para se minimizarem esses atritos, de modo que tanto os habitantes da cidade como seus visitantes se sintam respeitados. Trata-se, mais uma vez, de uma justa distribuição de direitos e deveres.


Redija uma dissertação em prosa, posicionando-se e argumentando, diante do que afirma o texto acima.




FCC - 2013 - TRT - 15ª Região (Campinas) - Técnico Judiciário - Área Administrativa

Texto I

Rindo corrigem-se os costumes” - este era o lema em que se pautava, na antiguidade clássica, grande parte das sátiras.




Texto II


O maior inimigo do riso é a emoção. A indiferença é seu ambiente natural. Isso não significa negar, por exemplo, que não se possa rir de alguém que nos inspire piedade, ou mesmo afeição: apenas, no caso, será preciso esquecer por alguns instantes essa afeição, ou emudecer essa piedade.

(Henri Bergson. O Riso. Rio de Janeiro, Zahar Editores, p. 6)




Com base nos textos acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:

O exercício do humor nas relações sociais







Continue estudando... conheça o perfil da prova de redação da FCC: 

PERFIL DA PROVA

Aprenda com aqueles que já tiraram boas notas em provas de redação da FCC:


Redações nota 100


Não deixe de ver nossas outras postagens sobre temas de REDAÇÃO


Curso de redação para concursos: Concurseiro Preparado





Gostou do nosso conteúdo? Então curta-nos no Face: 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...