Não achou o que procura... busque aqui através do Google!

Resultados da pesquisa

Postagem em destaque

TEMAS RECENTES DE REDAÇÃO

Separei neste post os temas de redação cobrados recentemente em diversos Concursos. Post atualizado em março de 2017. Os temas abaix...

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Competência Varas Trabalhistas


Tema recorrente nas provas da FCC para Tribunais: Competência das Varas Trabalhistas. 


O examinador vai contar a história e cobrar o seu conhecimento acerca do local onde deve ser ajuizada a demanda. 

O tema encontra-se disciplinado no art. 651 da CLT: 



Art. 651 - A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro.

§ 1º - Quando for parte de dissídio agente ou viajante comercial, a competência será da Junta da localidade em que a empresa tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja subordinado e, na falta, será competente a Junta da localização em que o empregado tenha domicílio ou a localidade mais próxima.

§ 2º - A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento, estabelecida neste artigo, estende-se aos dissídios ocorridos em agência ou filial no estrangeiro, desde que o empregado seja brasileiro e não haja convenção internacional dispondo em contrário.

§ 3º - Em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, é assegurado ao empregado apresentar reclamação no foro da celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços.

RESUMINDO:

Regra: Localidade onde o empregado prestar serviços ao empregador.

CUIDADO COM AS EXCEÇÕES: 

Agente ou viajante comercial: localidade em que a empresa tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja subordinado. 
Na falta: o local do domicilio do empregado ou a localidade mais próxima.

Empregado que promove atividades fora do lugar do contrato.
Foro da celebração do contrato OU da prestação do serviço. 


Como foi cobrado em prova:


FCC/2013/TRT5/AJAJ

Fernando, residente em Camaçari, foi contratado em Salvador para trabalhar na filial da empresa Ao Homem Elegante Comércio de Roupas Ltda. que fica em Feira de Santana. Considerando que a sede da empresa fica em São Paulo, de acordo com as regras sobre competência territorial previstas em lei, a competência para o ajuizamento de reclamação trabalhista por Fernando em face do ex-empregador é de uma das Varas do Trabalho de

a) São Paulo.
b) Feira de Santana.
c) qualquer uma das localidades, à escolha de Fernando.
d) Camaçari.
e) Salvador.









Gabarito: b – LOCAL DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...