Não achou o que procura... busque aqui através do Google!

Resultados da pesquisa

Postagem em destaque

TEMAS RECENTES DE REDAÇÃO

Separei neste post os temas de redação cobrados recentemente em diversos Concursos. Post atualizado em março de 2017. Os temas abaix...

terça-feira, 16 de junho de 2015

Novo prazo de prescrição do FGTS

Segue abaixo dica do Professor Henrique Correia sobre um possível tema a ser cobrado nos concursos de TRT, em especial o TRT 3ª Região:

"Novo prazo prescrição do FGTS:

Cabe ressaltar que recentemente (novembro/2014), o STF[1] julgou, por maioria de votos, pela redução do prazo de prescrição dos depósitos do FGTS para 5 anos. Abandonou-se, portanto, a tese da prescrição trintenária.
Foi utilizado como argumento para defender a redução a discussão em torno da natureza jurídica do fundo. Para os ministros, os valores devidos ao FGTS apresentam natureza jurídica trabalhista. Dessa forma, o FGTS está sujeito ao prazo prescricional de 5 anos do art. 7º, inciso XXIX, CF/88 e as disposições em lei ordinária que determinam prazo superior violam referido artigo.
Por fim, sustentou-se ainda que o prazo de trinta anos fere a certeza e estabilidade nas relações jurídicas e que existe uma rede de proteção ao trabalhador que permite a exigência do valor no prazo de 5 anos como, por exemplo, a obrigatoriedade da comunicação dos depósitos aos trabalhadores e a possibilidade de cobrança dos valores pelos trabalhadores, sindicatos ou pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
[1] Sobre o assunto, ver ARE 709.212/DF. Relator: Ministro Gilmar Mendes. Data de Julgamento: 13/11/2014."

Fonte: Prof. Henrique Correia em postagem no Facebook - Grupo: Concurso TRT 3ª Região
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...