Não achou o que procura... busque aqui através do Google!

Resultados da pesquisa

Postagem em destaque

TEMAS RECENTES DE REDAÇÃO

Separei neste post os temas de redação cobrados recentemente em diversos Concursos. Post atualizado em março de 2017. Os temas abaix...

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Composição Justiça Trabalho - Dicas

Composição Justiça do Trabalho


CF, art. 111. São órgãos da Justiça do Trabalho:
I - o Tribunal Superior do Trabalho;
II - os Tribunais Regionais do Trabalho;
III - Juizes do Trabalho

§ 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:

ENAMAT e CSJT

I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira; 



II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante. 

Art. 112. A lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.

No Brasil são 24 TRT's, sendo dois em São Paulo: TRT2 e TRT15

RATA (de praia, de academia...) não gosta de TRABALHO

Roraima, Acre, Tocantins, Amapá não têm TRT

Fonte: Comentário no site Qconcursos do perfil O Vida


Por que eu preciso saber isso? 

Por incrível que pareça, tal assunto foi objeto na prova de Analista do TRT12: 

No tocante à organização da Justiça do Trabalho, considere: 


I. No Brasil, atualmente, existem 24 Tribunais Regionais do Trabalho, sendo que o Estado de São Paulo possui dois Tribunais. 

II. Em 1946, quando a Justiça do Trabalho foi integrada ao Poder Judiciário, surgiram os Tribunais Regionais do Trabalho, em substituição aos Conselhos Regionais do Trabalho. 

III. O Tribunal Superior do Trabalho foi criado pela Constituição Federal de 1964, com sede em Brasília e jurisdição em todo o território Nacional. 

Está correto o que se afirma APENAS em


 a) I.
b) II e III.
c) I e III.
d) I e II.
e) II.





Gabarito: letra d.

III - errado, pois o TST foi criado em 1946, sede inicial no Rio de Janeiro / RJ


Mais algumas considerações sobre o tema: 

TST: (Trinta Sem Três) = 27 ministros = 35 a 65 = nomeados pelo Presidente da República - Obs. Aprovação pela MAIORIA ABSOLUTA do SENADO FEDERAL.
TRTs compõe-se de no mínimo 7 juízes = 30 a 65 = nomeados pelo Presidente da República.
Ambos tem que observar o QUINTO CONSTITUCIONAL: 

Um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94. 
Art. 94: Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros, do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...